NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO (NAPSI )

O QUE É?
O NAPSI é um sistema integrante da FINOM que visa a promover o bem-estar psicológico através de atendimento especializado. O objetivo principal é apoiar o aluno atendendo tanto suas necessidades consideradas acadêmicas, assim como suas necessidades pessoais e sociais, visando sua integração e sucesso educacional.

POR QUE?
Quem durante a sua vida estudantil nunca precisou de apoio ou ajuda especial para vencer obstáculos e dificuldades? São problemas relacionais, afetivos, financeiros, que deixam o aluno abalado emocionalmente e como conseqüência, enfrenta dificuldades em aprender e dar continuidade aos seus estudos. Nesse sentido percebemos a necessidade da criação de um espaço que oferecesse apoio psicológico ao aluno universitário, uma proposta de escuta das questões dos alunos em sua permanência na faculdade, do seu ingresso ao término do curso.

QUANDO PROCURAR?
Em situações de crise: dificuldades acadêmicas, dificuldades de relacionamento intra e interpessoal, problemas familiares, situações traumáticas, momentos de ansiedade e estresse, quando tiver vontade, sentir necessidade, quiser falar ou calar... existe um espaço reservado para você.

SERVIÇOS PRESTADOS
- Plantão psicológico: Acolhimento inicial através de atendimento individual. Atendimento em momentos de crise (dificuldades acadêmicas, dificuldades no relacionamento e amoroso, conjugal, familiar e no trabalho, situações traumáticas, situações de ansiedade, etc). A procura deve ser espontânea ou por encaminhamento.
- Grupo de desenvolvimento pessoal e auto-estima: grupos de discussão e reflexão sobre a vida acadêmica e outros temas específicos. O objetivo desses grupos é favorecer a atividade reflexiva, estimulando a espontaneidade, a criação e o conhecimento de si e do outro.
- Acompanhamento psicopedagógico - Objetiva avaliar e diagnosticar questões relativas ao processo aprendizagem do aluno. Atuar na investigação das principais dificuldades encontradas pelos acadêmicos, propondo programas de estudos e acompanhamento. Organização de grupos de estudos monitorados e acompanhamento individual para gerenciamento, orientação e organização de agenda de estudos.
- Orientação profissional/carreira: Através de encontros individuais ou em grupo serão trabalhados o auto-conhecimento, a identificação e percepção de habilidades, a conscientização das dificuldades pessoais e o conhecimento do mundo do trabalho, com suas exigências e possibilidades, visando alinhar expectativas pessoais e profissionais, objetivos de vida, competências e possibilidades de atuação no mercado, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Orientação na elaboração de currículos.
- Gerenciamento de estudos: Auxílio na preparação de um estudo efetivo e gestão adequada do tempo, reflexão sobre a interferência motivacional, discutindo estratégias que aumentem a eficiência do trabalho acadêmico.


COMO PROCURAR?
Atendimento às terças durante toda a noite e aos sábados pela manhã.

Agende o seu horário na Secretaria da Coordenação de Cursos com a colaboradora Jaqueline , pelo telefone (38) 3311-2064 ou pelo e-mail: [email protected].
É importante esclarecer que não é objetivo do núcleo prestar serviço de psicoterapia, mas focalizar a compreensão do sujeito em suas necessidades pessoais e seu processo de aprendizagem visando sua integração acadêmica.

 

LiveZilla Live Chat Software