BEM-VINDO À BIBLIOTECA FINOM!
A Biblioteca FINOM – Paracatu-MG destina-se a disponibilizar recursos bibliográficos, informacionais, tecnológicos e acesso à informação, especialmente, ao corpo discente, docente e técnico administrativo, oferecendo suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O acervo é composto por aproximadamente 13.234 títulos e 40.620 exemplares entre documentos como livros, monografias, CDs, DVDs, obras de referência e periódicos.
O regulamento apresenta os principais serviços e espaços oferecidos pela Biblioteca e que podem ser desfrutados por seus usuários.
Este regulamento disciplina o funcionamento da Biblioteca FINOM – Paracatu-MG, visando estabelecer as normas para prestação e utilização dos serviços e instalações da Biblioteca. Atuando como fonte de pesquisa, na forma de unidade disseminadora da informação, garantindo, qualidade no atendimento aos usuários, bem como, estimulando o desenvolvimento sociocultural.
De segunda a quarta-feira das 12h às 22h.
Quinta-feira a sexta-feira de 9h e 30min às 19h e 30min,
Observação: Este horário poderá ser alterado, se necessário, para melhor atender ao usuário;
São considerados usuários do Sistema da Biblioteca FINOM – Paracatu-MG, os docentes, discentes, colaboradores dessa IES e das demais instituições do Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBI (composto pelas bibliotecas da mesma mantenedora), e a comunidade em geral.
Observação: Não é permitido aos usuários da comunidade externa o empréstimo domiciliar. A comunidade acadêmica terá prioridade no uso do espaço, do acervo e dos serviços.
Todo aluno regularmente matriculado na biblioteca da FINOM - Paracatu.
O Sistema Virtual Class, fornece o cadastramento da senha do usuário, sendo esta formada por 6 dígitos números, possibilitando assim que o usuário utilize os serviços oferecidos pela biblioteca. O cadastramento da senha é feito no ambiente Virtual Class do aluno ou no balcão de atendimento pelo atendente no primeiro acesso, caso o usuário perca a senha, ele deverá gerar uma nova senha utilizando o sistema Virtual Class de aluno/professor/colaborador.
A senha é individual, intransferível e o seu sigilo é de total responsabilidade do usuário, que responderá por qualquer movimentação realizada em seu nome.
Os usuários deverão:
I. Zelar pelo material bibliográfico: não rasurar, riscar, colar papéis, sujar, amassar, retirar folhas ou cometer qualquer tipo de dano físico aos materiais do acervo;
II.Devolver todo material emprestado em virtude de férias ou afastamento por tempo prolongado, sob pena de não realizar empréstimos no próximo semestre letivo;
III. Respeitar os funcionários;
IV. Obedecer à lei dos Direitos Autorais (lei nº. 9610/1998 e nº. 12.853/2013), onde diz que a reprodução de documentos deverá ser apenas para fins acadêmicos, uso próprio e sem fins lucrativos;
V. Respeitar os horários de funcionamento da Biblioteca;
VI. Contribuir com o silêncio;
VII. Utilizar-se dos computadores de forma consciente, evitando sites inadequados;
Observação: O uso dos armários (guarda-volumes) é exclusivo para os usuários enquanto estiverem na biblioteca.
O número de chamada na etiqueta de lombada representa a localização do livro nas estantes. É composto por três elementos:
I. números - classificação (assunto) conforme Classificação Decimal Universal (CDU);
II. Cutter (iniciais do sobrenome do autor);
III. Edição, volume (quando estiver)
Figura1: Exemplo das especificações de etiqueta na lombada do livro
Fonte: próprio autor
Os livros sinalizados com identificação de “consulta” fazem parte do acervo de consulta, o prazo de empréstimo é menor sendo 2 dias. Se houver atraso a multa cobrada será no valor de R$2,00 reais dia.
Os materiais impressos (livros, periódicos) são disponibilizados nas estantes por ordem numérica decimal crescente, correspondente a cada assunto, da esquerda para direita e de cima para baixo. Para facilitar a localização das obras, as estantes são identificadas por assunto e padrão numérico de localização.
Observação: Após o uso, deixe os livros nos módulos de reposição ou nas mesas específicas para esse fim. Gentileza não recolocar os livros nas
prateleiras. A função de guardar os livros nas estantes é uma tarefa exclusiva dos colaboradores da Biblioteca.
Figura 2: Exemplo da disposição dos livros nas estantes
Fonte: próprio autor
O programa de automação utilizado é o Virtual Class desenvolvido para administração, organização de acervos e auxiliar nas principais rotinas de uma biblioteca. Este software, oferece diversos serviços aos usuários como:
A Biblioteca mantém contrato e parceria com a biblioteca virtual de livros eletrônicos - BV Pearson, que visa atender as demandas dos alunos e colaboradores da IES, permitindo acesso às bibliografias básicas e complementares dos seus respectivos cursos ou áreas de interesse. Nesse sentido, a Pearson Education do Brasil Ltda, empresa responsável pela BV Pearson, disponibiliza um acervo atualizado de livros, garantindo acesso online, rápido, fácil e simultâneo.
Através da Biblioteca Virtual, o usuário consegue realizar anotações e marcações nos exemplares, além de regular as opções leitura, optando ou não pelo modo noturno, alterando o tamanho da fonte e escolhendo o espaçamento entre as linhas que melhor atenda às necessidades do leitor.
Para acessar o acervo da Biblioteca Virtual Pearson, alunos e professores devem usar as credenciais recebidas por e-mail, e em caso de perda de acesso/esquecimento é necessário o preenchimento de um formulário disponibilizado pela Biblioteca, o qual irá resetar o cadastro de usuário. Após o recebimento das credenciais, basta que o usuário acesse o link da BV Pearson (https://plataforma.bvirtual.com.br/). A biblioteca possui garantia mediante contrato com o Pearson Education do Brasil Ltda, de acesso ininterrupto (24 horas, 07 dias por semana) ao conteúdo digital.
A BV Pearson oferece, dentre outras coisas, o Disaster Recovery, ou Recuperação de Desastres traduzido para o português. É possível visualizar então as seguintes ferramentas de recuperação:
App Services;
CDN;
MySql BD;
Redis Cache;
Load Balance
Auto Scaling RDS.
A política de backup visa a garantir a recuperação dos dados e a restauração do ambiente no menor tempo possível, caso alguma falha grave na arquitetura ocorra. Como política de backup, a AM4 utiliza os melhores softwares, mecanismos e estratégias.
A RT online é uma plataforma de pesquisa jurídica, acessível de qualquer dispositivo. Encontre, em um único lugar, as principais Fontes do Direito como artigos doutrinários de renomados especialistas, legislação atualizada diariamente, jurisprudência dos Tribunais Judiciários, súmulas e notícias da Reuters News.
Considerada uma tecnologia inovadora que proporciona uma visão abrangente e argumentos sólidos sobre o assunto pesquisado, por meio de resultados rápidos e precisos, a plataforma digital contém um acervo jurídico com periódicos das principais áreas do Direito. A ferramenta auxilia professores na elaboração e execução das aulas, fomentando a pesquisa jurídica para os alunos, além de contribuir para o processo de aprendizagem e formação dos profissionais do futuro.
A RT online oferece conteúdos especializados e submetidos às avaliações da Qualis/CAPES, que potencializa as discussões acadêmicas entre alunos e professores e contribui nas avaliações do MEC.
Os conteúdo da Revista dos Tribunais online são:
Legislação comentada: artigos com comentários de renomados juristas e a posição dos Tribunais.
Doutrinas: São cerca de 35 mil textos doutrinários das principais publicações da Editora Revista dos Tribunais: Periódicos que abrangem todas as áreas do Direito, incluindo a tradicional Revista dos Tribunais; Coleções Doutrinas Essenciais: verdadeiras preciosidades editoriais; diversos pareceres de renomados juristas sobre várias questões jurídicas.
Súmulas: Todas as súmulas dos principais Tribunais Superiores do Brasil (STF, STJ e TST), de Agências Reguladoras e Órgãos da Administração Pública.
Jurisprudências: Busca única em todos os Tribunais; Acórdãos emanados por profissionais do Direito facilitando o foco no que realmente interessa; Jurisprudência no mesmo sentido e sentido contrário.
Juris Tendências: As tendências dos Tribunais Superiores sobre os temas de maior interesse da comunidade jurídica; Acompanhamento das mudanças no entendimento dos Tribunais nas matérias tratadas e o conhecimento do posicionamento.
Notícias: Acesso em tempo real às notícias publicadas pela Reuters, a maior agência de notícias do mundo.
O acesso aos alunos e docentes é disponibilizado via portal do aluno. O link da plataforma está disponível no VirtualClass, dentro da seção Biblioteca, 24h por dia, 7 dias da semana.
O Dosvox é um sistema para acessibilidade que comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho. A biblioteca FINOM - Paracatu disponibiliza o software instalado nas máquinas como mecanismo de acessibilidade.
VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto que traduzem conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de um avatar tridimensional. A Suíte VLibras, resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi criada com o objetivo de tornar computadores, celulares e plataformas web acessíveis para pessoas surdas e tem se tornado cada vez mais presente nos sites para auxiliar na tradução da enorme quantidade de conteúdo que é postado diariamente na Internet.
Dentre as ferramentas da Suíte VLibras, destaca-se a WikiLibras, plataforma colaborativa por meio da qual é possível sugerir novos sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras), corrigir sinais existentes e revisar a tradução de frases, incrementando o dicionário e o corpus de sentenças da Suíte.
Em decorrência de um Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME), a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência assumiu recentemente a gestão da Suíte VLibras. A biblioteca FINOM disponibiliza o software instalado nas máquinas como mecanismo de acessibilidade.
NVDA é uma plataforma para a leitura de tela, um programa em código aberto que vai “ler” o Windows para facilitar a inclusão digital de deficientes visuais. NVDA é um acrônimo para “NonVisual Desktop Access”, traduzido para o português, significa desktop de acesso não visual. A biblioteca FINOM o utiliza como ferramenta tecnológica redundante para auxiliar pessoas com deficiências visuais descrevendo os itens na tela do computador por meio de audiodescrição.
A Biblioteca oferece, além da utilização de seu acervo, os seguintes serviços:
É indispensável a apresentação do cartão de identificação ou documento oficial com foto para o empréstimo de materiais bibliográficos. Fica vetada a realização de novos empréstimos ao usuário que se utilizar do cartão de identificação de outra pessoa.
O usuário que apresentar pendências na biblioteca não poderá utilizar os serviços de empréstimo. Os prazos para empréstimo domiciliar de livros são variáveis, segundo o tipo de usuário e material, como segue no quadro abaixo: