Medicina Veterinária

Conheça o curso e inscreva-se gratuitamente

    O PROFISSIONAL

    O Médico Veterinário herdará da sua formação na FINOM, a aptidão para atuar em diversas áreas de sua competência. Será este, capaz de prevenir doenças e tratá-las, tanto em animais domésticos quanto em animais silvestres e ou, selvagens. É de competência do MV fiscalizar a produção e a distribuição de todo e qualquer alimento de origem animal, bem como seus subprodutos derivados. Desta forma, o Médico Veterinário contribui com a sanidade dos animais de produção e da população consumidora. 

    A grande diferença atribuída ao discente do Curso de medicina Veterinária da FINOM, é a possibilidade de participar das ações  práticas de atuações do Médico veterinário. 

    A FINOM oferece as condições necessárias para preparar os futuros profissionais, desde o primeiro período, até o décimo; tanto dentro de modernos laboratórios, quanto em ações sociais implantadas em fazendas como em organizações não governamentais; ações estas, que levam o conhecimento patenteado da prática associada com a teoria.

     

    SOBRE O CURSO

    O Curso de Medicina Veterinária da Faculdade FINOM conduz os discentes para a pesquisa a campo e ou, nos laboratórios, em busca de novas descorbertas científicas que tenham impácto na vida do homem e dos animais.

    A pesquisa em foco,  busca esclarecer questões de relação homem/animal e resultam no equilibrio entre as duas espécies nos níveis econômicos e sociais. Como resultado, a interação do animal com o meio oferecido, visando o bem estar e a sanidade.

    A FINOM inova quando conduz o acadêmico inicante para vivenciar as atividades do profissional veterinário no cotidiano e sai na frente porque agrega ensinamento teórico com as atividades práticas, definindo antecipadamente o perfil do acadêmico.

    MERCADO DE TRABALHO

    A atuação do Médico Veterinário é extremamente ampla. O que lhe compete grandes possibilidades de escolhas à determinadas áres específicas, tais como:

    - Clínicas veterinárias para animais de companhia, silvestres, selvagens ou exóticos;

    - Animais de produção criados em diversos sistemas em fazendas ou granjas;

    - Indústrias de processamentos ou distribuição de alimentos de origem animal, transportes de animais e prevenções;

    - Centros de controle de zoonoses

    - Órgãos fiscalizadores

    - Zoológicos

    - Institutos de pesquisa e ensino.

    - Universidades públicas ou privadas, etc.
     

    *Fonte: Guia da carreira

    CONDIÇÕES ESPECIAIS

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à CAA (Central de Atendimento ao Acadêmico), conforme as datas divulgadas no Manual do Candidato adquirido no momento da inscrição no processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. 

    Vestibular Agendado: é um processo seletivo onde o candidato escolhe a melhor data, dentro daquelas estabelecidas pela instituição;
    Aproveitamento das Notas do ENEM: A Faculdade FINOM admitirá, também, resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério para ingresso na Instituição. Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição uma cópia do boletim de notas. 
    Transferência: a instituição aceita alunos regulares de outra instituição para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente é permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins (sujeito a avaliação curricular); Inscrições aqui
    Portador de diploma: são aqueles candidatos que já são formados e já possuem um diploma superior. É feita uma seleção semelhante ao processo de transferência (citado no tópico anterior);
    ProUni: os candidatos devem fazer a prova do ENEM. Após esse processo, é feita a inscrição no ProUni – Programa Universidade para Todos. O candidato que escolher a FINOM, se aprovado na seleção do MEC, tem uma entrevista marcada com a instituição.  Inscrições aqui
    FIES: Podem se inscrever no processo seletivo do FIES, em data a ser definida em edital do MEC alunos que não tenham concluído curso superior e tenham participado do ENEM a partir da edição de 2010, com nota mínima de 450 pontos e nota na redação que não seja zero.   
    O NOVO FIES agora é dividido em 3 modalidade. 
    FIES 1: Exclusiva para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade o financiamento é feito pelo governo, os alunos não pagam juros sobre as parcelas, porém há um limite de 100 mil vagas.
    FIES 2: Exclusiva para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
    FIES 3: Semelhante à modalidade FIES 2, porém aberta às demais regiões do país. Nesse cenário, podem se inscrever para o FIES os estudantes que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
     

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à Secretaria Acadêmica, conforme instrução no Edital de cada processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. A não apresentação da documentação completa implicará em perda da vaga, a qual será oferecida ao candidato de classificação subseqüente. A matrícula somente será confirmada após o pagamento do valor integral da primeira parcela

    1. Uma foto 3x4
    2. Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia)
    3. Declaração original de Conclusão do Ensino Médio ( com data máxima de 30 dias)
    4. Certificado de Conclusão de Graduação – “Aluno Graduado” (Original e Cópia)
    5. RG (Original e Cópia)
    6. CPF (Original e Cópia)
    7. Título de eleitor e comprovante da última votação (Original e Cópia)
    8. Certificado de Reservista (Original e Cópia)
    9. Certidão de Nascimento ou casamento (Original e Cópia)
    10.Comprovante de Endereço atualizada (Original e Cópia)

    A cada semestre, o aluno deverá renovar sua matrícula por meio da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços.A renovação de matrícula deverá ser efetuada nas datas determinadas pela Secretaria, de acordo com o
    Calendário Acadêmico que será amplamente divulgado. O não cumprimento dos itens acima acarretará a perda do direito à vaga no semestre, bem como a perda do vínculo com a Faculdade.
     

    É o segmento de alunos matriculados num conjunto de disciplinas constantes de vários semestres do curso. São oriundos de situações diversas, tais como reprovação, transferência externa ou interna, aproveitamento de estudos e outras.
    Transferência Externa 
    A Faculdade FINOM aceitará transferência de alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior – IES para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins. 
    O candidato a Transferência Voluntária deverá apresentar na Secretaria da Instituição os seguintes documentos para fins de análise e emissão da declaração de vaga para IES de origem: 
    I.  Histórico escolar do curso de origem completo e atualizado, contendo graus ou conceitos, carga horária,     créditos obtidos, regime de aprovação, dados do concurso vestibular e decreto de reconhecimento do curso.
    II.  Conteúdos programáticos das disciplinas cursadas com aprovação, autenticadas pela instituição onde foram realizadas e legíveis.

    Vaga destinada a candidato portador de diploma de curso superior solicita vaga para outra graduação na instituição.
    •Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.

    Os portadores de diploma em licenciatura, independente da área de formação, podem cursar a Segunda Licenciatura  nos cursos de História e Geografia e Pedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva. Os interessados em fazer a Segunda graduação deverão submeter-se a processo seletivo específico para graduados. Nesse caso, a seleção será feita por meio de inscrição e apresentação de documentos.
    Os cursos terão a duração de apenas 18 (dezoito) meses, ou seja, 3 (três) semestres letivos, e serão ministrados na modalidade a distância, com encontros obrigatórios uma vez por mês, sempre no sábado.

    No ato da inscrição o candidato da segunda licenciatura deverá apresentar a seguinte  documentação:
    •    01 foto 3x4;
    •    Diploma da graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar da Graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia);
    •    RG (Original e Cópia);
    •    CPF (Original e Cópia);
    •    Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (Original e Cópia);
    •    Certificado de Reservista (Original e Cópia);
    •    Certidão de nascimento ou casamento (Original e Cópia);
    •    Comprovante de endereço atualizado (Original e Cópia); 

PROFESSOR TITULAÇÃO
Cecília Dias Mestre
Christiane Renata Caldeira de Melo Mestre
Fabiano Simplício Maia Mestre
Fernando José Vilela Doutor
Gilberto Ferreira Especialista
Glewton Guimarães Especialista
Maria Célia da Silva Gonçalves Doutora
Mark Costa Mestre
Priscila I. S. De Tótaro Dra.
Reginaldo de Azevedo Almeida Mestre
Suelen Rabelo Mestre
Werber Nascimento Mestre
Baixar grade
SEMESTRE MATÉRIA HORA / AULA
Anatomia dos Animais Domésticos I 80
Embriologia 40
Histologia I 80
Introdução a Medicina Veterinária, Deontologia e Bioética 40
Língua Portuguesa 80
Matemática 40
Química Geral 80
Zoologia 40
Subtotal 480
Anatomia dos Animais Domésticos II 80
Biofísica 40
Bioquímica 80
Estatística Básica 80
Exterior e Raças de Animais de Produção 40
Genética 80
Histologia II 80
Subtotal 480
Estatística Experimental 40
Farmacologia I 40
Fisiologia Animal 120
Imunologia 60
Metodologia Científica 40
Microbiologia Geral 80
Parasitologia 80
Pragas Vetores e Sinantrópicos 40
Subtotal 500
Farmacologia II 80
Forragicultura e Pastagens 40
Introdução à Ecologia 40
Melhoramento Animal 80
Microbiologia Infecciosa e Alimentar 80
Nutrição Animal 40
Patologia Geral 80
Subtotal 440
Anatomia Topográfica 80
Epidemiologia e Saneamento 80
Patologia Clínica 80
Patologia Especial I 80
Produção de Ruminantes 80
Semiologia 120
Subtotal 520
Bioclimatologia e Bem Estar Animal 40
Diagnóstico por Imagem 40
Doenças Infecciosas 80
Doenças Parasitárias 80
Manejo de Animais Silvestres 60
Patologia Especial II 80
Produção de Monogástricos 60
Subtotal 440
Anestesiologia 80
Clínica Animais Silvestres 80
Fisiopatologia da Reprodução Animal 120
Ornipatologia 80
Produção de Organismos Aquáticos 40
Técnicas Cirúrgicas 80
Subtotal 480
Biotécnicas 40
Clínica Cirúrgica I 120
Clínica Médica I 120
Processamento e Inspeção de produtos de Origem Animal I 120
Sociologia e Extensão Rural 40
Toxicologia 40
Subtotal 480
Clínica Cirúrgica II 120
ClínicaMédica II 120
Gestão de Negócios 40
Obstetrícia 40
Optativa 40
Processamento e Inspeção de produtos de Origem Animal II 80
Zoonoses e Saúde Pública 40
Subtotal 480
10° Atividades Complementares 80
10° Estagio Curricular Supervisionado 400
10° Trabalho de Conclusão - TCC 40
Subtotal 520
Portaria Ministerial de Autorização Nº 216 de 13/05/2019

Paulo Sérgio Alves de Oliveira Júnior

Coordenador(a) de Medicina Veterinária
Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade de Uberaba; Gerente Regional Alta Genetics; Atual Coordenador do Curso de Medicina Veterinária na FINOM.
PORTARIA

Portaria Ministerial de Autorização Nº 216 de 13/05/2019

N° DE VAGAS

100

PERÍODO

Matutino/Noturno

NÍVEL

Bacharelado

INFRAESTRUTURA

A faculdade FINOM dispõe de uma moderna infraestrutura, contando com laboratórios de pesquisa, engenharias, fazenda escola, oferecendo qualidade e amplo espaço onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

LiveZilla Live Chat Software