Engenharia Mecânica

Conheça o curso e inscreva-se gratuitamente

    O PROFISSIONAL

    O Engenheiro Mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.

    SOBRE O CURSO

    O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da faculdade Tecsoma tem o objetivo de qualificar recursos humanos para desenvolver habilidades de planejamento, elaboração, execução e controle de projetos de construção de máquinas, motores, veículos, caldeiras, fornos, ferramentas e outros produtos da indústria mecânica. O curso prepara o acadêmico para planejar, programar, movimentar e cuidar da expedição de produtos. O curso oferece formação completa, onde o graduando aprende a atuar no controle de qualidade, na manutenção de máquinas e instalações mecânicas, na elaboração e análise de projetos industriais e na prestação de assistência técnica. A localização da Faculdade facilita o exercício do estágio, e junto com os laboratórios, propiciam uma formação ampla e sólida.

    MERCADO DE TRABALHO

    A indústria, nos seus diversos ramos, é a principal área de atuação deste profissional, são divididas em setores como:

    - Indústrias têxteis

    - Indústrias mecânicas

    - Indústrias metalúrgicas

    - Indústrias siderúrgicas

    - Indústrias navais

    - Indústrias automobilísticas

    - Firmas de consultoria

    - Gestão de projetos

    CONDIÇÕES ESPECIAIS

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à CAA (Central de Atendimento ao Acadêmico), conforme as datas divulgadas no Manual do Candidato adquirido no momento da inscrição no processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. 

    Vestibular Agendado: é um processo seletivo onde o candidato escolhe a melhor data, dentro daquelas estabelecidas pela instituição;
    Aproveitamento das Notas do ENEM: A Faculdade FINOM admitirá, também, resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério para ingresso na Instituição. Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição uma cópia do boletim de notas. 
    Transferência: a instituição aceita alunos regulares de outra instituição para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente é permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins (sujeito a avaliação curricular); Inscrições aqui
    Portador de diploma: são aqueles candidatos que já são formados e já possuem um diploma superior. É feita uma seleção semelhante ao processo de transferência (citado no tópico anterior);
    ProUni: os candidatos devem fazer a prova do ENEM. Após esse processo, é feita a inscrição no ProUni – Programa Universidade para Todos. O candidato que escolher a FINOM, se aprovado na seleção do MEC, tem uma entrevista marcada com a instituição.  Inscrições aqui
    FIES: Podem se inscrever no processo seletivo do FIES, em data a ser definida em edital do MEC alunos que não tenham concluído curso superior e tenham participado do ENEM a partir da edição de 2010, com nota mínima de 450 pontos e nota na redação que não seja zero.   
    O NOVO FIES agora é dividido em 3 modalidade. 
    FIES 1: Exclusiva para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade o financiamento é feito pelo governo, os alunos não pagam juros sobre as parcelas, porém há um limite de 100 mil vagas.
    FIES 2: Exclusiva para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
    FIES 3: Semelhante à modalidade FIES 2, porém aberta às demais regiões do país. Nesse cenário, podem se inscrever para o FIES os estudantes que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
     

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à Secretaria Acadêmica, conforme instrução no Edital de cada processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. A não apresentação da documentação completa implicará em perda da vaga, a qual será oferecida ao candidato de classificação subseqüente. A matrícula somente será confirmada após o pagamento do valor integral da primeira parcela

    1. Uma foto 3x4
    2. Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia)
    3. Declaração original de Conclusão do Ensino Médio ( com data máxima de 30 dias)
    4. Certificado de Conclusão de Graduação – “Aluno Graduado” (Original e Cópia)
    5. RG (Original e Cópia)
    6. CPF (Original e Cópia)
    7. Título de eleitor e comprovante da última votação (Original e Cópia)
    8. Certificado de Reservista (Original e Cópia)
    9. Certidão de Nascimento ou casamento (Original e Cópia)
    10.Comprovante de Endereço atualizada (Original e Cópia)

    A cada semestre, o aluno deverá renovar sua matrícula por meio da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços.A renovação de matrícula deverá ser efetuada nas datas determinadas pela Secretaria, de acordo com o
    Calendário Acadêmico que será amplamente divulgado. O não cumprimento dos itens acima acarretará a perda do direito à vaga no semestre, bem como a perda do vínculo com a Faculdade.
     

    É o segmento de alunos matriculados num conjunto de disciplinas constantes de vários semestres do curso. São oriundos de situações diversas, tais como reprovação, transferência externa ou interna, aproveitamento de estudos e outras.
    Transferência Externa 
    A Faculdade FINOM aceitará transferência de alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior – IES para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins. 
    O candidato a Transferência Voluntária deverá apresentar na Secretaria da Instituição os seguintes documentos para fins de análise e emissão da declaração de vaga para IES de origem: 
    I.  Histórico escolar do curso de origem completo e atualizado, contendo graus ou conceitos, carga horária,     créditos obtidos, regime de aprovação, dados do concurso vestibular e decreto de reconhecimento do curso.
    II.  Conteúdos programáticos das disciplinas cursadas com aprovação, autenticadas pela instituição onde foram realizadas e legíveis.

    Vaga destinada a candidato portador de diploma de curso superior solicita vaga para outra graduação na instituição.
    •Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.

    Os portadores de diploma em licenciatura, independente da área de formação, podem cursar a Segunda Licenciatura  nos cursos de História e Geografia e Pedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva. Os interessados em fazer a Segunda graduação deverão submeter-se a processo seletivo específico para graduados. Nesse caso, a seleção será feita por meio de inscrição e apresentação de documentos.
    Os cursos terão a duração de apenas 18 (dezoito) meses, ou seja, 3 (três) semestres letivos, e serão ministrados na modalidade a distância, com encontros obrigatórios uma vez por mês, sempre no sábado.

    No ato da inscrição o candidato da segunda licenciatura deverá apresentar a seguinte  documentação:
    •    01 foto 3x4;
    •    Diploma da graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar da Graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia);
    •    RG (Original e Cópia);
    •    CPF (Original e Cópia);
    •    Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (Original e Cópia);
    •    Certificado de Reservista (Original e Cópia);
    •    Certidão de nascimento ou casamento (Original e Cópia);
    •    Comprovante de endereço atualizado (Original e Cópia); 

PROFESSOR TITULAÇÃO
Carla Ferreira Silva Mestre
Carlos Donizetti Pereira Especialista
Dener Marcos Tolentino Barros Especialista
Diego Roger Borba Amaral Mestre
Éder Lopes Couto Mestre
Emerson Gonçalves Coelho Especialista
Jacqueline de Souza Araújo Machado Doutora
Mariane Cristina dos Santos Mestre
Marina da Mota Pereira Mestre
Volney Viana Nogueira Mestre
Baixar grade
SEMESTRE MATÉRIA HORA / AULA
Ciências do Ambiente 45
Comunicação e Expressão 60
Física I 60
Informática Básica 45
Introdução à Engenharia 30
Matemática Fundamental 60
Metodologia Científica e Tecnológica 60
Subtotal 360
Álgebra Linear e Geometria Analítica 60
Cálculo I 60
Ética Profissional 30
Física II 60
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania 45
Linguagem de Programação 45
Química Geral e Experimental 60
Subtotal 360
Administração para Engenharia 45
Cálculo II 60
Ciência dos Materiais 45
Física III 60
Geometria Descritiva 45
Mecânica dos Sólidos 45
Probabilidade e Estatística 60
Subtotal 360
Cálculo III 60
Cálculo Numérico 60
Desenho Técnico Assistido por Computador 60
Engenharia Econômica 45
Estatística Aplicada 60
Fenômenos de Transporte 60
Subtotal 345
° Materiais para Engenharia 45
Subtotal 45
Desenho de Máquinas e Instalações I 45
Dinâmica das Máquinas 60
Estática Aplicada as Máquinas 60
Introdução à Mecânica Clássica 60
Mecânica de Meios Contínuos 60
Projeto Mecânico Integrado 45
Subtotal 330
Análise de Sistemas Dinâmicos I 60
Desenho de Máquinas e Instalações II 60
Eletromagnetismo 60
Métodos da Matemática Aplicada 60
Metrologia e Avaliação Dimensional 60
Princípios de Usinagem 60
Subtotal 360
Análise de Circuitos Elétricos 60
Análise de Sistemas Dinâmicos II 60
Fundição e Soldagem 60
Higiene Industrial e Segurança do Trabalho 45
Instrumentação 45
Manutenção de Equipamentos Industriais 45
Projeto com Novos Materiais 45
Subtotal 360
Análise de Circuitos Eletrônicos 60
Disciplina Optativa I 45
Engenharia de Software
Organização Industrial 45
Projeto de Elementos de Máquinas 30
Propriedades e Seleção de Materiais 60
Termodinâmica para Engenharia Mecânica 60
Tópicos em Banco de Dados e 60
Subtotal 360
Complementos de Elementos de Máquinas 60
Disciplina Optativa II 45
Máquinas Térmicas 60
Sistemas de Controle em Mecânica 60
Sistemas Mecatrônicos I 60
Sistemas Microcontrolados 60
Trabalho de Conclusão de Curso I 30
Subtotal 375
10° Disciplina Optativa III 45
10° Estágio Supervisionado 210
10° Interfaces Eletromecânicas 30
10° Manufatura Assistida por Computador 45
10° Sistemas Mecatrônicos II 45
10° Trabalho de Conclusão de Curso II 30
Subtotal 405
Portaria 497/2013 Autorização .

Arquivos

TRABALHOS CIENTÍFICOS

TCC II - Adriano Chaves Macedo
TCC II - Adriano Côrrea de Oliveira
TCC II - Alexandre Santana Alves
TCC II - André do Rosário de Souza Lima Júnior
TCC II - Benedito Afonso de Souza Soares Araújo
TCC II - Daniel Rodrigues Amaral
TCC II - David Hansen da Silva
TCC II - Douglas Henrique Ferreira de Oliveira
TCC II - Gabriel Dantas Guimarães
TCC II - Gerson Otávio Cordeiro Silva
TCC II - Guilhermme Faria de Moraes
TCC II - Higor Felipe Moreira
TCC II - Hyeza Jacqueline Hermogenes
TCC II - João Paulo dos Reis Silva
TCC II - João Pedro de Souza Ribeiro
TCC II - Johnnysther Afonso Araújo de Souza
TCC II - José Lucas Caixeta Oliveira
TCC II - Joyce Roberta Sousa dos Anjos
TCC II - Juliana de Aguiar Guimarães
TCC II - Luiz Henrique dos Santos Pereira
TCC II - Lucas Basílio Rocha
TCC II - Mateus Antônio Nogueira e Silva
TCC II - Michael Jhonattan Pereira da Silva
TCC II - Murilo Ferreira Machado Filho
TCC II - Murilo Henrique de Melo
TCC II - Paulo Henrique Alves de Oliveira
TCC II - Paulo Ricardo da Silva
TCC II - Renan Antônio da Silva
TCC II - Samuel Vaz da Costa
TCC II - Victor Hugo Cruvinel de Oliveira
TCC II - Vinícius Alves de Araujo Silva
TCC II - Luiz Henrique Cunha Duarte e Vinícius Alves Santos
TCC II - Guilherme Ferreira Pinto
TCC II - Alanis Iaskat José de Castro
TCC II - João Vitor Fonseca de Oliveira e Valtércio Dantas de Souza

Diego Roger Borba Amaral

Coordenador(a) de Engenharia Mecânica
O Professor Diego Roger Borba Amaral possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) no ano de 2013. É especialista em Gerenciamento de Obras, Tecnologia e Qualidade da Construção pelo Instituto de Pós-Graduação, com pesquisa em “Implantação de Sistema de Gestão de Qualidade em Obras de Pequeno Porte”. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia, tendo concentrado a área de pesquisa em “Engenharia Urbana, Recursos Hídricos e Saneamento”. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em custos, planejamento e execução de obras residenciais e públicas. Diante do exposto, em função de sua formação acadêmica, experiência profissional e experiência de magistério superior, o professor Diego Roger Borba Amaral exerce com sucesso a gestão do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade FINOM de Patos de Minas, no que se refere à relação com os docentes e discentes e na participação nos colegiados superiores da Instituição.
PORTARIA

Portaria 497/2013 Autorização .

N° DE VAGAS

100

PERÍODO

Noturno

NÍVEL

Bacharelado

LiveZilla Live Chat Software