Engenharia Ambiental e Sanitária

Conheça o curso e inscreva-se gratuitamente

    O PROFISSIONAL

    O egresso pode trabalhar em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente. É apto para planejar, coordenar, e administrar estações de esgoto, redes de distribuição de água e dos rejeitos que a sociedade produz. O Engenheiro Ambiental busca métodos científicos para promover o desenvolvimento econômico e social, com o mínimo de impactos possíveis ao meio ambiente. O Engenheiro formado pela Finom é um profissional versátil, que sabe avaliar o mercado, as novas tecnologias do setor, e que é criativo; essas características são importantes para criar técnicas de proteção ao ecossistema.

    SOBRE O CURSO

    O curso forma profissionais aptos para avaliar a dimensão das alterações ambientais causadas pelo homem, para apresentar soluções viáveis e meios propícios à mitigação destas alterações e atuar na gestão e gerenciamento ambiental de uma empresa. Em suma, o curso é voltado para o planejamento sustentável, relacionando às questões sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas ao meio ambiente. O curso tem duração de 5 anos, mesclando disciplinas básicas das engenharias ao conteúdo específico de formação profissional, que é mais intenso nos 3 últimos anos da graduação. O Curso de Engenharia Ambiental da Finom tem o foco de ensinar aos alunos o respeito ao meio ambiente, ao estabelecer limites de exploração ao apresenta-los às diretrizes da ética profissional.

    MERCADO DE TRABALHO

    O mercado de trabalho do Engenheiro Ambiental é bem diversificado. O setor encontra-se em forte expansão e é representado por diferentes níveis da administração pública e privada, por exemplo:

    - Setor industrial

    - Gestão urbana

    - Setor rural

    - Consultorias ambientais

    - Manejo e gestão das águas

    - Saneamento

    - Saúde pública

    - Manejo ambiental

    CONDIÇÕES ESPECIAIS

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à CAA (Central de Atendimento ao Acadêmico), conforme as datas divulgadas no Manual do Candidato adquirido no momento da inscrição no processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. 

    Vestibular Agendado: é um processo seletivo onde o candidato escolhe a melhor data, dentro daquelas estabelecidas pela instituição;
    Aproveitamento das Notas do ENEM: A Faculdade FINOM admitirá, também, resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério para ingresso na Instituição. Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição uma cópia do boletim de notas. 
    Transferência: a instituição aceita alunos regulares de outra instituição para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente é permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins (sujeito a avaliação curricular); Inscrições aqui
    Portador de diploma: são aqueles candidatos que já são formados e já possuem um diploma superior. É feita uma seleção semelhante ao processo de transferência (citado no tópico anterior);
    ProUni: os candidatos devem fazer a prova do ENEM. Após esse processo, é feita a inscrição no ProUni – Programa Universidade para Todos. O candidato que escolher a FINOM, se aprovado na seleção do MEC, tem uma entrevista marcada com a instituição.  Inscrições aqui
    FIES: Podem se inscrever no processo seletivo do FIES, em data a ser definida em edital do MEC alunos que não tenham concluído curso superior e tenham participado do ENEM a partir da edição de 2010, com nota mínima de 450 pontos e nota na redação que não seja zero.   
    O NOVO FIES agora é dividido em 3 modalidade. 
    FIES 1: Exclusiva para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade o financiamento é feito pelo governo, os alunos não pagam juros sobre as parcelas, porém há um limite de 100 mil vagas.
    FIES 2: Exclusiva para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
    FIES 3: Semelhante à modalidade FIES 2, porém aberta às demais regiões do país. Nesse cenário, podem se inscrever para o FIES os estudantes que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
     

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à Secretaria Acadêmica, conforme instrução no Edital de cada processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. A não apresentação da documentação completa implicará em perda da vaga, a qual será oferecida ao candidato de classificação subseqüente. A matrícula somente será confirmada após o pagamento do valor integral da primeira parcela

    1. Uma foto 3x4
    2. Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia)
    3. Declaração original de Conclusão do Ensino Médio ( com data máxima de 30 dias)
    4. Certificado de Conclusão de Graduação – “Aluno Graduado” (Original e Cópia)
    5. RG (Original e Cópia)
    6. CPF (Original e Cópia)
    7. Título de eleitor e comprovante da última votação (Original e Cópia)
    8. Certificado de Reservista (Original e Cópia)
    9. Certidão de Nascimento ou casamento (Original e Cópia)
    10.Comprovante de Endereço atualizada (Original e Cópia)

    A cada semestre, o aluno deverá renovar sua matrícula por meio da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços.A renovação de matrícula deverá ser efetuada nas datas determinadas pela Secretaria, de acordo com o
    Calendário Acadêmico que será amplamente divulgado. O não cumprimento dos itens acima acarretará a perda do direito à vaga no semestre, bem como a perda do vínculo com a Faculdade.
     

    É o segmento de alunos matriculados num conjunto de disciplinas constantes de vários semestres do curso. São oriundos de situações diversas, tais como reprovação, transferência externa ou interna, aproveitamento de estudos e outras.
    Transferência Externa 
    A Faculdade FINOM aceitará transferência de alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior – IES para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins. 
    O candidato a Transferência Voluntária deverá apresentar na Secretaria da Instituição os seguintes documentos para fins de análise e emissão da declaração de vaga para IES de origem: 
    I.  Histórico escolar do curso de origem completo e atualizado, contendo graus ou conceitos, carga horária,     créditos obtidos, regime de aprovação, dados do concurso vestibular e decreto de reconhecimento do curso.
    II.  Conteúdos programáticos das disciplinas cursadas com aprovação, autenticadas pela instituição onde foram realizadas e legíveis.

    Vaga destinada a candidato portador de diploma de curso superior solicita vaga para outra graduação na instituição.
    •Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.

    Os portadores de diploma em licenciatura, independente da área de formação, podem cursar a Segunda Licenciatura  nos cursos de História e Geografia e Pedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva. Os interessados em fazer a Segunda graduação deverão submeter-se a processo seletivo específico para graduados. Nesse caso, a seleção será feita por meio de inscrição e apresentação de documentos.
    Os cursos terão a duração de apenas 18 (dezoito) meses, ou seja, 3 (três) semestres letivos, e serão ministrados na modalidade a distância, com encontros obrigatórios uma vez por mês, sempre no sábado.

    No ato da inscrição o candidato da segunda licenciatura deverá apresentar a seguinte  documentação:
    •    01 foto 3x4;
    •    Diploma da graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar da Graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia);
    •    RG (Original e Cópia);
    •    CPF (Original e Cópia);
    •    Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (Original e Cópia);
    •    Certificado de Reservista (Original e Cópia);
    •    Certidão de nascimento ou casamento (Original e Cópia);
    •    Comprovante de endereço atualizado (Original e Cópia); 

PROFESSOR TITULAÇÃO
Ailton de Souza Gonçalves Doutor
André Rocha Duarte Mestre
Cecília Maria Dias Nascimento Mestre
Christiane Renata Caldeira de Melo Mestre
Davi Araújo Quaresma Lemos Mestre
Davi José dos Santos Mestre
Edneya Gomes da Silva Soares Mestre
Enoque Pereira da Silva Doutor
Márcio da Silva Fernandes Especialista
Maria Célia da Silva Gonçalves Doutora
Rosa Jussara Bonfim Silva Doutora
Thiago da Costa Gonçalves Mestre
Baixar grade
SEMESTRE MATÉRIA HORA / AULA
Ciências do Ambiente 45
Comunicação e Expressão 60
Física I 45
Informática Básica 45
Introdução à Engenharia 30
Matemática Fundamental 60
Metodologia Científica e Tecnológica 60
Subtotal 345
Álgebra Linear e Geometria Analítica 60
Cálculo I 60
Ética Profissional 30
Física II 60
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania 45
Linguagem de Programação 45
Química Geral e Experimental 60
Subtotal 360
Administração para Engenharia 45
Cálculo II 60
Ciência dos Materiais 45
Física III 60
Geometria Descritiva 45
Mecânica dos Sólidos 45
Probabilidade e Estatística 60
Subtotal 360
Cálculo III 60
Cálculo Numérico 60
Desenho Técnico Assistido por Computador 60
Estatística Aplicada 60
Fenômenos de Transporte 60
Mecânica dos Fluidos 60
Subtotal 360
Ecologia Aplicada 75
Geologia Geral 60
Microbiologia Geral 45
Química Analítica 60
Saúde Pública e Ambiental 60
Termodinâmica 60
Subtotal 360
Energia e Meio Ambiente 45
Hidráulica Geral 45
Hidrologia Aplicada 60
Meteorologia e Climatologia 60
Poluição da água e do solo 75
Química Orgânica 60
Subtotal 345
Avaliação de Impactos Ambientais 60
Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto 60
Instalações Hidráulicas e Sanitárias 60
Química Ambiental 60
Saneamento Básico 45
Topografia e Cartografia 60
Subtotal 345
Análise e Gerenciamento de Áreas Contaminadas 60
Direito e Legislação Ambiental 30
Gestão de Recursos Hídricos 45
Optativa I 45
Optativa II 45
Poluição Atmosférica e seu Controle 60
Tratamento e Aproveitamento de Águas Residuárias 60
Subtotal 345
Ecotoxicologia 45
Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos 60
Optativa III 45
Planejamento e Gestão Ambiental 60
Projetos Ambientais 45
Recuperação de Áreas Degradadas 60
Trabalho de Conclusão de Curso I 30
Subtotal 345
10° Estágio Supervisionado 180
10° Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano 60
10° Trabalho de Conclusão de Curso II 30
Subtotal 270
Portaria de Denominação do curso de Engenharia Ambiental nº 558 de 06/06/2017, publicada no DOU nº 108, de 07/06/2017

Arquivos

TRABALHOS CIENTÍFICOS

ESTIMATIVA DA PERDA DE SOLO EM JOÃO PINHEIRO-MG
MENSURAÇÃO DE FUMAÇA PRETA EM EQUIPAMENTOS MOVIDOS À DIESEL EM UMA MINERADORA NA CIDADE DE PARACATU
PROPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES PROVINIENTE DE UMA SALA DE ORDENHA NO MUNICÍPIO
ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM SOLOS AGRICULTÁVEIS
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA
ANÁLISE DE RISCO E DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DE RSS NO MANUSEIO E DESCARTE DE RESÍDUOS HOPITALAR DO MUNI
VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE VEGETAIS TÍPICOS DO CERRADO COMO COAGULANTES PARA REMOÇÃO DE TURBIDEZ E
TIJOLO SOLO-CIMENTO COMO MATÉRIA PRIMA SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
AVALIAÇÃO DOS GANHOS AGRÍCOLAS E IMPACTOS AMBIENTAIS DA UTILIZAÇÃO DE EFLUENTE DE SUINOCULTURA NA FE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PARACATU ATRAVÉS DO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA
ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS MICRO-ORGANISMOS EFICIENTES NA DESCOLMATAÇAO DE UM SISTEMA ALAGADO CONSTRU
A ESTIMATIVA DA EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO NA CIDADE DE UNAÍ-MG
GRAU DE CONHECIMENTO DO AGRICULTOR SOBRE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DE
DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS PROVENIENTES DA INSTALAÇÃO DA BARRAGEM NA SERRA DO FACÃO EM CATALÃO-GO
MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DOS FOCOS DE QUEIMADAS NA REGIÃO DO NOROESTE DE MINAS
AVALIÇÃO DE QUALIDADE DE UM FERTILIZANTE ORGÂNICO OBTIDO ATRAVÉS DA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS PROVENIE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA UTILIZADA POR MORADORES DO BAIRRO PARACATUZINHO NO MUNICÍ
ANÁLISES DOS RESÍDUOS GERADOS PROVENIENTES DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM JOÃO PINHEIRO - MG
A INOBSERVÂNCIA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM JOÃO PINHEIROMG
ESTABILIZAÇÃO DE UM TALUDE EM ÁREA DE MINERAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PARACATU/MG: Estudo de caso
ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS PARA CONTENÇÃO DA PROPAGAÇÃO DE ODORES FÉTIDOS, ORIUNDOS DA ESTAÇÃO
PROPOSIÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA UM LATICÍNIO DO MUNICÍPIO DE VAZANTE-MG
PRODUÇÃO DE ÁGUA A PARTIR DE EFLUENTES DOMÉSTICOS COM USO DE BOMBONA DE PVC NO MUNICÍPIO DE TRÊS MAR
DIAGNÓSTICO DO USO DA ÁGUA NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTA ISABEL, NO MUNICÍPIO DE PARAC
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA FLORA PAISAGÍSTICA DA CIDADE DE JOÃO PINHEIRO-MG
AVALIAÇÃO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO DO RIBEIRÃO SÃO PEDRO EM PARACATU-MG POR AGROTÓXICOS E FERTILIZAN

Márcio da Silva Fernandes

Coordenador(a) de Engenharia Ambiental e Sanitária
O professor Márcio da Silva Fernandes possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Rio Doce e especialização em Docência Superior em Física. Possui 23 anos de experiência profissional, atuando como Engenheiro Eletricista e de Telecomunicações, em projetos, gestão de obras, engenheiro responsável e magistério, de magistério superior e de gestão acadêmica, somadas, sendo 16 anos de experiência.
PORTARIA

Portaria de Denominação do curso de Engenharia Ambiental nº 558 de 06/06/2017, publicada no DOU nº 108, de 07/06/2017

N° DE VAGAS

100

PERÍODO

Noturno

NÍVEL

Bacharelado

INFRAESTRUTURA

A faculdade FINOM dispõe de uma moderna infraestrutura, contando com laboratórios de pesquisa, engenharias, fazenda escola, oferecendo qualidade e amplo espaço onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

LiveZilla Live Chat Software