O PROFISSIONAL
O Arquiteto e Urbanista pode atuar em vários segmentos, como empresas de paisagismo e urbanismo, arquitetura de interiores, na restauração e preservação do patrimônio histórico-cultural de uma cidade, na coordenação e compatibilização de projeto arquitetônico com projetos complementares, projeto de parcelamento do solo mediante loteamento e regularização fundiária. Planeja e desenvolve projetos de comunicação visual, iluminação para eventos, cenografia de espetáculos, projetos acústicos e de conforto térmico para melhoramento das edificações. Além de todos esses setores, o egresso pode optar pela área acadêmica, trabalhando como professor universitário e pesquisador.
SOBRE O CURSO
O curso do Tecsoma ensina o graduando a criar, projetar e planejar todos os espaços habitados pelo homem. O egresso é capaz de coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica de empreendimentos, executar e fiscalizar obras, efetuar vistorias, perícias e avaliações, bem como emitir laudos e pareceres. Os acadêmicos recebem a formação necessária para projetar, além de casas e edifícios, obras urbanas voltadas ao paisagismo e ao urbanismo. O curso possui caráter multidisciplinar, no qual abrange questões técnicas e assuntos de cunho cultural e histórico. A formação contempla as ciências exatas em harmonia com as ciências humanas e sociais, viabilizando uma formação plena.
MERCADO DE TRABALHO
Com o crescimento e desenvolvimento acelerado do nosso país nos últimos anos, o setor alavancou, aumentando de maneira significativa o número de vagas para arquitetos. As áreas mais procuradas são:
- Construção civil
- Órgãos públicos
- Planejamento e construção de espaços urbanos e moradias populares
- Gestão de projetos, obras diretas e empreendimentos
- Design de interiores
- Concursos públicos
- Docência Universitária
CONDIÇÕES ESPECIAIS
Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à CAA (Central de Atendimento ao Acadêmico), conforme as datas divulgadas no Manual do Candidato adquirido no momento da inscrição no processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados.
Vestibular Agendado: é um processo seletivo onde o candidato escolhe a melhor data, dentro daquelas estabelecidas pela instituição;
Aproveitamento das Notas do ENEM: A Faculdade FINOM admitirá, também, resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério para ingresso na Instituição. Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição uma cópia do boletim de notas.
Transferência: a instituição aceita alunos regulares de outra instituição para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente é permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins (sujeito a avaliação curricular); Inscrições aqui
Portador de diploma: são aqueles candidatos que já são formados e já possuem um diploma superior. É feita uma seleção semelhante ao processo de transferência (citado no tópico anterior);
ProUni: os candidatos devem fazer a prova do ENEM. Após esse processo, é feita a inscrição no ProUni – Programa Universidade para Todos. O candidato que escolher a FINOM, se aprovado na seleção do MEC, tem uma entrevista marcada com a instituição. Inscrições aqui
FIES: Podem se inscrever no processo seletivo do FIES, em data a ser definida em edital do MEC alunos que não tenham concluído curso superior e tenham participado do ENEM a partir da edição de 2010, com nota mínima de 450 pontos e nota na redação que não seja zero.
O NOVO FIES agora é dividido em 3 modalidade.
FIES 1: Exclusiva para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade o financiamento é feito pelo governo, os alunos não pagam juros sobre as parcelas, porém há um limite de 100 mil vagas.
FIES 2: Exclusiva para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos.
FIES 3: Semelhante à modalidade FIES 2, porém aberta às demais regiões do país. Nesse cenário, podem se inscrever para o FIES os estudantes que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos.
Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à Secretaria Acadêmica, conforme instrução no Edital de cada processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. A não apresentação da documentação completa implicará em perda da vaga, a qual será oferecida ao candidato de classificação subseqüente. A matrícula somente será confirmada após o pagamento do valor integral da primeira parcela
1. Uma foto 3x4
2. Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia)
3. Declaração original de Conclusão do Ensino Médio ( com data máxima de 30 dias)
4. Certificado de Conclusão de Graduação – “Aluno Graduado” (Original e Cópia)
5. RG (Original e Cópia)
6. CPF (Original e Cópia)
7. Título de eleitor e comprovante da última votação (Original e Cópia)
8. Certificado de Reservista (Original e Cópia)
9. Certidão de Nascimento ou casamento (Original e Cópia)
10.Comprovante de Endereço atualizada (Original e Cópia)
A cada semestre, o aluno deverá renovar sua matrícula por meio da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços.A renovação de matrícula deverá ser efetuada nas datas determinadas pela Secretaria, de acordo com o
Calendário Acadêmico que será amplamente divulgado. O não cumprimento dos itens acima acarretará a perda do direito à vaga no semestre, bem como a perda do vínculo com a Faculdade.
É o segmento de alunos matriculados num conjunto de disciplinas constantes de vários semestres do curso. São oriundos de situações diversas, tais como reprovação, transferência externa ou interna, aproveitamento de estudos e outras.
Transferência Externa
A Faculdade FINOM aceitará transferência de alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior – IES para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins.
O candidato a Transferência Voluntária deverá apresentar na Secretaria da Instituição os seguintes documentos para fins de análise e emissão da declaração de vaga para IES de origem:
I. Histórico escolar do curso de origem completo e atualizado, contendo graus ou conceitos, carga horária, créditos obtidos, regime de aprovação, dados do concurso vestibular e decreto de reconhecimento do curso.
II. Conteúdos programáticos das disciplinas cursadas com aprovação, autenticadas pela instituição onde foram realizadas e legíveis.
Vaga destinada a candidato portador de diploma de curso superior solicita vaga para outra graduação na instituição.
•Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.
Os portadores de diploma em licenciatura, independente da área de formação, podem cursar a Segunda Licenciatura nos cursos de História e Geografia e Pedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva. Os interessados em fazer a Segunda graduação deverão submeter-se a processo seletivo específico para graduados. Nesse caso, a seleção será feita por meio de inscrição e apresentação de documentos.
Os cursos terão a duração de apenas 18 (dezoito) meses, ou seja, 3 (três) semestres letivos, e serão ministrados na modalidade a distância, com encontros obrigatórios uma vez por mês, sempre no sábado.
No ato da inscrição o candidato da segunda licenciatura deverá apresentar a seguinte documentação:
• 01 foto 3x4;
• Diploma da graduação (Original e Cópia);
• Histórico Escolar da Graduação (Original e Cópia);
• Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia);
• RG (Original e Cópia);
• CPF (Original e Cópia);
• Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (Original e Cópia);
• Certificado de Reservista (Original e Cópia);
• Certidão de nascimento ou casamento (Original e Cópia);
• Comprovante de endereço atualizado (Original e Cópia);
PROFESSOR |
TITULAÇÃO |
Enoque Pereira da Silva |
Doutor |
Érica Vendramini Silva (COORDENADORA DE CURSO) |
Mestre |
Larissa Geórgia Bráulio Moura |
Mestre |
Ledson Reis Branquinho |
Especialista |
Maíra Borges Gräff |
Especialista |
Maria do Socorro de Melo Martins |
Especialista |
Wilker Lemes |
Especialista |
Baixar grade
SEMESTRE |
MATÉRIA |
HORA / AULA |
1° |
Desenho e Outros Meios de Expressão |
60 |
1° |
Estudo da Forma I |
60 |
1° |
Geometria Aplicada à Arquitetura I |
60 |
1° |
Introdução à Arquitetura e ao Urbanismo |
75 |
1° |
Matemática Aplicada à Arquitetura |
60 |
1° |
Português Instrumental |
45 |
|
Subtotal |
360 |
2° |
Ateliê e Maquetaria I |
45 |
2° |
Desenho Arquitetônico |
60 |
2° |
Estudo da Forma II |
60 |
2° |
Geometria Aplicada à Arquitetura II |
60 |
2° |
História e Teoria da Arte, da Arquitetura e da Cidade I |
60 |
2° |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
45 |
2° |
Projeto Arquitetônico I |
45 |
|
Subtotal |
375 |
3° |
Conforto Ambiental I |
60 |
3° |
História e Teoria da Arte, da Arquitetura e da Cidade II |
60 |
3° |
Informática Aplicada à Arquitetura I |
60 |
3° |
Legislação Urbana e Ambiental |
45 |
3° |
Materiais de Construção I |
45 |
3° |
Projeto Arquitetônico II |
60 |
3° |
Topografia Aplicada à Arquitetura |
45 |
|
Subtotal |
375 |
4° |
Conforto Ambiental II |
60 |
4° |
História e Teoria da Arte, da Arquitetura e da Cidade III |
60 |
4° |
Informática Aplicada à Arquitetura II |
60 |
4° |
Introdução à Física do Ambiente Construído |
60 |
4° |
Materiais de Construção II |
60 |
4° |
Projeto Arquitetônico III |
75 |
|
Subtotal |
375 |
5° |
Conforto Ambiental III |
60 |
5° |
Estudos Socioeconômicos e Ambientais I |
60 |
5° |
História e Teoria da Arte, da Arquitetura e da Cidade IV |
60 |
5° |
Projeto Arquitetônico IV |
75 |
5° |
Resistência dos Materiais |
60 |
5° |
Sistemas Estruturais I |
60 |
|
Subtotal |
375 |
6° |
Estudos Socioeconômicos e Ambientais II |
60 |
6° |
Ética e Prática Profissional |
45 |
6° |
História e Teoria da Arte, da Arquitetura e da Cidade V |
60 |
6° |
Projeto Arquitetônico V |
75 |
6° |
Sistemas Estruturais II |
60 |
6° |
Tecnologia das Construções I |
60 |
|
Subtotal |
360 |
7° |
Optativa I |
45 |
7° |
Projeto Arquitetônico VI |
75 |
7° |
Projeto Urbano e Regional I |
60 |
7° |
Psicologia do Espaço |
30 |
7° |
Sistemas Estruturais III |
60 |
7° |
Tecnologia das Construções II |
60 |
7° |
Teoria e História do Urbanismo |
45 |
|
Subtotal |
375 |
8° |
Estágio Supervisionado I |
60 |
8° |
História e Prática do Paisagismo |
45 |
8° |
Instalações e Equipamentos Prediais I |
60 |
8° |
Optativa II |
45 |
8° |
Projeto Arquitetônico VII |
75 |
8° |
Projeto Urbano e Regional II |
60 |
8° |
Sistemas Estruturais IV |
60 |
8° |
Trabalho Final de Graduação I |
30 |
|
Subtotal |
435 |
9° |
Estágio Supervisionado II |
60 |
9° |
História e Teoria da Conservação e Restauro I |
60 |
9° |
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania. |
45 |
9° |
Instalações e Equipamentos Prediais II |
60 |
9° |
Optativa III |
45 |
9° |
Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I |
75 |
9° |
Trabalho Final de Graduação II |
90 |
|
Subtotal |
435 |
10° |
Ateliê e Maquetaria II |
45 |
10° |
Estágio Supervisionado III |
60 |
10° |
Geoprocessamento Urbano |
45 |
10° |
História e Teoria da Conservação e Restauro II |
60 |
10° |
Planejamento e Gerenciamento de Obras |
45 |
10° |
Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II |
75 |
10° |
Trabalho Final de Graduação III |
90 |
|
Subtotal |
420 |
Portaria nº 278, de 19/12/2012, publicada no DOU 28/12/2012.