Sarah Gomes Coelho de abreu Piau Cury

O último ano do Ensino Médio é uma correria que só. Os alunos precisam passar pela prova do Enem, simulados na escola, cursinho, além de toda uma preparação psicológica para controlar a ansiedade. Vamos combinar uma coisa, é uma pressão enorme, não é?

Depois de tanta correria e de longas horas de estudo, todos esperam pela recompensa. No entanto, algumas vezes ela não vem e o plano de estudar com bolsa é adiado. Não é uma questão de falta de esforço e sim de ter passado por exaustão emocional.

Está gostando do nosso conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba as novidades direto no e-mail.

Por outro lado, alguns alunos também, não se sentem preparados para iniciar uma graduação assim que terminam o Ensino Médio. Existem várias situações e em todas elas é possível traçar um rota.

Muitos preferem esperar um semestre para descansar, colocar as ideias no lugar, estudar mais sobre a profissão que desejar exercer, para então definir os objetivos.

Por isso, se você não alcançou o que almejava, não fique triste! Talvez, estudar no meio do ano, nunca tenha sido a opção sonhada. Mas nem tudo é o fim. E se você escolheu ingressar na faculdade no meio do ano PARABÉNS, existem sim muitos benefícios.

É importante que você saiba que várias faculdades abrem vagas no meio do ano, e durante esses seis meses você pode descansar da rotina pesada do terceiro ano e se preparar para os programas de bolsas internos, que muitas faculdades oferecem e que não são vinculados à nota do Enem.

Algumas faculdades não exigem vestibular, ou a prova é mais tranquila. Além disso, as médias cobradas no Enem podem diminuir, aumentando as chances de cursar a faculdade com bolsa.

Outros benefícios:

Menos concorrência

Como a maioria dos estudantes focam em entrar na faculdade no primeiro semestre do ano, a concorrência automaticamente é menor no segundo semestre.

Bolsas do governo federal e de instituições privadas

Elas são SE-MES-TRAIS . No caso das faculdades privadas é importante que você conheça a política da distribuição de bolsas. Na faculdade FINOM, o documento chama-se Manual do Aluno e você pode fazer download clicando aqui.

Descanso

Depois de 13 anos estudando de maneira contínua, não é má ideia dar uma pausa. Se você acredita que é importante parar e recalcular a rota, faça. O descanso é bom para reverter o estresse, ter mais produtividade, evitar doenças, ter mais disposição e ser mais eficiente.

Resumindo: fazer vestibular no meio do ano compensa muito! Só de ter menos concorrência e chegar a um plano de bolsa melhor já é mais que um grande benefício. Cada pessoa deve seguir o seu próprio tempo, pois cada um tem o seu "fuso horário".

O importante é nunca desistir dos sonhos. Siga firme!

Ah! Aproveite o nosso plano de bolsas e confira as condições para estudar nas faculdades Finom e Tecsoma, neste semestre temos bolsas de até 70% de desconto, são mais de 1.500 bolsas disponíveis distribuídas nos Campus de Paracatu e Patos de Minas.Gostou do assunto? Recomende para os seus amigos!