Sarah Gomes Coelho de abreu Piau Cury

Se você cursa Direito e ama assistir filmes, saiba que além de garantir o lazer você poderá aprender muito com a listinha que eu separei neste post. São muitos os filmes produzidos com esta temática, e o que é melhor, muitos abordam fatos verídicos. 

1. O povo contra O.J. Simpson: American Crime Story

O povo contra O. J. Simpson, retrata a história de um ex-jogador de futebol americano acusado de ter matado sua ex-mulher, Nicole Brown e o amigo dela Ronald Goldman. Na época, o julgamento de Simpson chocou os EUA e cerca de 150 milhões de pessoas assistiram o julgamento televisionado. Você encontra a série de dez episódios no streaming da Netflix. Vale dizer que desde o seu lançamento em 2016, a série ganhou vários prêmios, entre eles o Emmy Awards e dois Globo de Ouro. Assista ao trailer abaixo:

 

 

2. Olhos que condenam

Este é um dos filmes mais recentes na área do Direito da Netflix. Retrata a história dos 5 do Central Park, acusados injustamente de um estupro.  É considerando um caso emblemático, onde jovens do bairro Harlem foram condenados e depois de aproximadamente 17 anos indenizados pelo Estado. A temática da série se baseia na invisibilidade de jovens negros, que historicamente estão entre os que mais morrem e são presos no mundo. When they see us (Quando eles nos vêem, em tradução livre), aborda de maneira sensível os erros graves na investigação deste caso envolvendo na época, crianças. A série também aborda as dificuldades enfrentadas pelos ex-presidiários para se adaptarem na sociedade.

 

3. As Duas Faces de um Crime

Esta obra é indispensável. Conta a história de um advogado rico e bem-sucedido que decide pegar um caso para ter ainda mais notoriedade, mantendo-se nos holofotes e na mídia. Na ocasião ele defende um suposto assassino de um arcebispo. O advogado percebe a chance de aparecer nas manchetes e entra no caso com tudo... ele só não esperava um final tão pertubador.

 

4. O júri

Uma viúva contrata um advogado para responsabilizar uma fabricante de armas pela morte do seu marido. Mas o que era para ser apenas um julgamento, se transforma em manipulação de Júri. O longa prende a sua atenção por apresentar elementos diferentes que envolvem a mesma temática: o comércio irresponsável de armas. Assista ao vídeo abaixo:

 

5. Hotel Ruanda

Este filme relacionado ao Direito Internacional e Humanos, retrata a chacina que aconteceu em Ruanda em tempos de conflitos civis e políticos. Em aproximadamente cem dias, mais de um milhão de pessoas foram assassinadas. No entanto, este longa foca na diferença que um gerente de hotel fez na vida de mais de mil pessoas. Neste conflito, as pessoas não tiveram apoio político ou financeiro de outros países e nem da corte internacional, o que gerou muitas críticas e vem trazendo reflexões desde então.

 

Gostaram das dicas? Agora é só mandar um "zap" para os colegas de turma, preparar aquela pipoca e reunir a galera em casa. Não esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais.