RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ações que aproximam instituição e comunidade

No momento de intensas transformações no mercado, as empresas buscam maior e melhor competitividade. Alcançar níveis de excelência com responsabilidade social é, atualmente, a principal meta de empresas dos mais diversos segmentos sócio-econômicos. O desenvolvimento deve acontecer, mas também é preciso contribuir para a redução dos problemas que afetam o mundo.

A FINOM desenvolve uma série de ações de responsabilidade social com o objetivo de buscar a aproximação entre a instituição e a comunidade. A faculdade acredita que a atuação das organizações, juntamente com os governos e com a sociedade civil organizada, é de extrema importância na redução das desigualdades sociais e também na preservação do meio ambiente.

 

Ações deste tipo não servem apenas para engrandecer a imagem da FINOM frente à comunidade. O objetivo da proposta é bem mais nobre: atuando de maneira decisiva por meio de propostas inovadoras, a instituição busca a melhoria da qualidade de vida da população. Proporcionar momentos de diversão, estimular o aprendizado e contribuir para a redução da miséria são as bandeiras erguidas pela faculdade.

Projetos

Informática e Informação

A FINOM, em parceira com a Multi Tech Informática, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Prefeitura Municipal oferece, no início dos semestres, cursos de inclusão digital para crianças e adolescentes. As aulas são ministradas nos laboratórios de informática da FINOM, sendo que o aluno aprende noções de programas como Word (edição de texto), Excel (planilha de cálculos) e Internet Explorer (acesso à Internet). A ação tem como objetivo principal oferecer qualificação profissional para o primeiro emprego, além de estimular o aprendizado digital.

Brinquedoteca

O Hospital Municipal recebeu da Faculdade FINOM uma completa brinquedoteca composta por brinquedos pedagógicos, carrinhos, bolas, bonecas e boliches, materiais utilizados na recuperação de pacientes. Idealizada por professores e alunos da instituição, a brinquedoteca conta ainda com fantoches, aquarelas, tintas, vídeos e músicas. Alunos do curso de Pedagogia atuam como voluntários, desenvolvendo atividades que estimulam o tratamento de crianças internados no setor de pediatria da unidade de saúde.

Vestibular solidário

Várias famílias residentes no bairro Vista Alegre receberam alimentos não-perecíveis doados pela Faculdade FINOM e Faculdades TECSOMA. Arroz, feijão, óleo de soja, açúcar, leite, entre outros, foram arrecadados pelas instituições por meio do projeto “Vestibular Solidário”, ação voltada para candidatos do “2º Processo Seletivo 2007”. Pela proposta, a inscrição para o Vestibular era efetivada mediante entrega de um quilo de alimento não-perecível. Famílias de outros bairros da cidade, como Vila Mariana e Paracatuzinho, também receberam mantimentos doados pela FINOM e TECSOMA.

Material reciclado

A Recicla Paracatu, associação que reúne pessoas que recolhem materiais recicláveis no município, recebe plástico, papel, caixas de papelão, copos e garrafas de plásticos repassados pela Faculdade FINOM. O material é recolhido nos setores internos da instituição por meio de lixeiras especiais, estrategicamente distribuídas pelo campus JK. Nos compartimentos, alunos e professores conscientes da importância da reciclagem fazem o descarte de papéis, metais, vidros, plástico e também lixo orgânico.

 

LiveZilla Live Chat Software