No dia 16 de Março, alunos da Finom Patos de Minas, participaram de uma visita técnica no Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF). O objetivo da visita é aferir na prática os conteúdos abordados na disciplina de Construções de Edifícios, ministrada pelo professor e coordenador do curso Diego Roger Borba Amaral. A visita também contou com a participação de alunos dos demais cursos institucionais: Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, visto que a complexidade da obra atribui funções a todos esses profissionais da área tecnológica.
A empresa responsável pela obra, estava presente no dia da visita, a Guarany Engenharia, chamada atualmente de Construtora JPG. A empresa foi representada por Nélio Matos Dias, engenheiro civil e gerente de obras, que conduziu a visita, juntamente com outros engenheiros da empresa, com o mestre de obras e os técnicos de segurança.
O Hospital não autorizou registro fotográfico da obra. As fotos registradas foram feitas antes do acesso à ela. Muitas orientações iniciais foram dadas pelos técnicos de segurança e pelo gerente de obras para garantir a proteção de todos os envolvidos. A visita foi realizada no período noturno, para dar a possibilidade de participação a todos os alunos que trabalham durante o dia e são de outras cidades.
O gerente de obras explicou que a estrutura é totalmente pré-moldada (pilares, vigas, lajes) e montada no local. Os alunos puderam tirar suas dúvidas e entender essa metodologia construtiva inovadora.
A visita salientou a importância da Engenharia Mecânica, principalmente na contratação de empresa para a montagem de andaime para o seu dimensionamento. A Engenharia Elétrica também foi essencial na obra, visto que foi necessário fazer alteração do dimensionamento da carga da rede elétrica do hospital. O setor de Engenharia de Produção teve total importância no processo construtivo, pois a segurança na obra é prioridade. Desde que o sistema de gestão de qualidade foi implantado, houve a garantia de eficiência nos procedimentos e a melhoria contínua do processo.
A visita à obra foi de extrema importância para toda a Instituição, visando alinhar teoria e prática, e possibilitando aos alunos realizar atividades complementares.