Faculdade FINOM


  • Julho - 2017
    D
    S
    T
    Q
    Q
    S
    S
               
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
    31
             
    03 e 07 - Dias sugeridos para Provas de segunda chamada
    8 - Sábado letivo
    09 a 12 - Dias sugeridos para Provas finais
    8 - Encerramento do Semestre letivo

    :: Veja o calendário completo


FACULDADE TECSOMA

Universia do Brasil

Acadêmicos da Finom visitam a Expocaccer em Patrocínio-MG




Os alunos do 5º e 2º de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica da Finom Patos de Minas realizaram, em outubro deste ano, visita técnica à Expocaccer, Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado sediada em Patrocínio, Minas Gerais.

    Fomos recepcionados por Polliana, assessora de comunicação da Expocaccer, que ofereceu ao grupo um excelente café da manhã. A seguir Polliana fez uma breve apresentação sobre o desenvolvimento da cooperativa, desde seu surgimento, visão de mercado e projetos de expansão e desenvolvimento da estrutura. Assuntos como rastreabilidade, certificação, venda futura e qualidade dos cafés foram debatidos como os alunos que fizeram diversas perguntas pertinentes ao assunto.

    Ficou evidente a visão e investimento em qualidade de produtos e processos produtivos eno desenvolvimento sustentável, gestão estratégica na produção de cafés com foco em mercados internacionais. Atualmente a cooperativa comercializa o número médio de um milhão de sacas de café a mais de 40 países e cerca de 120 clientes internacionais.

    Os alunos assistiram como é feita a classificação do café utilizando peneiras para a padronização do tamanho do café. A cada peneira que corresponde a um tamanho a quantidade é pesada em uma balança de precisão visando a cada etapa de classificação determinar o percentual de impurezas, cafés de diversas peneiras, sendo possível assim estimar a qualidade do lote de café que originou a amostra.

    O município de Patrocínio, na região do Alto Paranaíba, é o maior produtor de café no mundo. Maior em quantidade de sacas e vem se destacando com os melhores prêmios em qualidade do café. Ficou evidente o planejamento e preparação da Expocaccer para atingir os mercados internacionais e adequação de estrutura física, investimentos e reconhecimento internacional e excelência no mercado de cafés.

    A segunda parte da visita técnica foi a visita ao novo armazém da Expocaccer na rodovia BR 365 sentido Uberlândia. Uma área ampla que conta com um barracão de 25 mil metros quadrados, com capacidade de armazenagem de 500 mil sacas de café e estrutura para beneficiamento. O orçamento destinado à construção desde barracão superou 30 milhões de reais.

    No armazém fomos recebidos por uma Engenheira Mecatrônica que é responsável técnica pelos equipamentos. O novo armazém de café da Expocaccer utiliza de maquinário moderno e quase em sua totalidade automatizado. A identificação dos Bigbags é feita utilizando chips de identificação e sua localização é indicada em tabletsinstalados nas empilhadeiras. Os locais a onde serão colocados osBigbags também tem identificação por chips. O software de gerenciamento do barracão indica ao operador de empilhadeira se o mesmo colocar o Bigbag no local incorreto. A classificação dos grãos passa por diversas etapas sendo uma máquina o centro as atenções dos alunos. Há um scanner ótico que faz a seleção do padrão do grão de café, por cor e forma geométrica pré-estabelecida em sua programação, sendo este equipamento importado e de alto custo.

    A estrutura conta com iluminação em led e geradores de energia que são acionados nos horários de maior custo da energia elétrica e em caso de falta de energia elétrica. O funcionamento do armazém é de 16 horas/dia dividido em dois turnos de 8 horas.

    A visita possibilita aos alunos contato direto com a tecnologia na produção e gestão da indústria sendo uma oportunidade de reconhecer a potencialidade da indústria local.

Por: Professor Renato José Fernandes

 
FINOM
 
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
Galeria de Fotos
Confira todas as fotos

Saiba Mais

Alunos da Finom aprendem mais sobre processo de secagem em visita à Agroceres- Patos de Minas

Acadêmicos da Finom fazem visita técnica na Usina Hidrelétrica de Itaipu

Faculdade Finom promove mais uma edição da JENG

Saeng apresenta um leque de conhecimentos para o aluno da Finom

Todas as notícias

Início   |   Vestibular  | Fale Conosco

FINOM Patos de Minas - Rua Ana Oliveira, nº 645, Lote D, Quadra 98, Ed. Marques, Centro - CEP: 38700-006
Patos de Minas – MG - Telefax: (34)3823-3933 - E-mail: finom@finom.edu.br


Compatível com: Internet Explorer 7 ou superior - Mozilla Firefox

Home Finom Paracatu Faculdade FINOM Faculdade FINOM FINOM Paracatu
LiveZilla Live Chat Software