Faculdade FINOM


  • Maio - 2017
    D
    S
    T
    Q
    Q
    S
    S
      1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
    31
         
    01 - Dia do Trabalho
    03 a 05 - Semana Acadêmica
    08 - Fechamento do web Giz
    20 - Sábado letivo
    24 - Feriado municipal

    :: Veja o calendário completo


FACULDADE TECSOMA

Universia do Brasil
Interino
Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Mini Currículo:

 

Contatos:

E-mail: engproducao@finom.edu.br

Telefones: (38) 3311-2000; 3311-2047

Engenharia de Produção

O Curso de Engenharia de Produção na Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM) visa atender às mudanças do mercado mundial no âmbito dos processos produtivos e à demanda da sociedade por profissionais com ampla habilitação nas técnicas e princípios da Engenharia de Produção.

Engenheiro de Produção tem como função projetar, viabilizar e administrar unidades produtivas sejam elas “de natureza física concreta ou serviços”. Seu trabalho envolve o estudo da organização espacial de homens e máquinas, o planejamento, organização, acompanhamento e controle de processos produtivos, e as análises econômicas referentes às decisões a serem tomadas a cada passo da atividade produtiva. Entende-se por atividade produtiva toda aquela que envolva a transformação de bens pelo homem. Essa transformação pode ser física (industrial ou agrícola), de lugar (transporte), de tempo (armazenagem), ou de modo (mudanças na apresentação de objetos).

O Engenheiro de Produção deve ser capaz de elaborar projetos de sistemas (de trabalho, máquinas, etc.) onde ocorram transformações, executá-los e administrá-los, tendo como objetivo o melhor aproveitamento de recursos, considerando as limitações impostas por questões econômicas, sociais, técnicas e políticas. A percepção dessas limitações deve compor a capacidade do profissional, bem como a capacidade de orientar as soluções que satisfaçam aos objetivos dentro dos limites impostos.

O trabalho do Engenheiro de Produção baseia-se nas necessidades humanas, uma vez que para satisfazê-las, é necessário que ocorra algum tipo de transformação onde os conhecimentos desse profissional possam ser aplicados. A inexistência de objetivos ligados às necessidades humanas tornaria o trabalho do Engenheiro de Produção inútil, bem como o de todos os profissionais que se colocam nas mesmas condições e nos mesmos níveis de objetivos.

POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS

- Planejamento e organização da produção cuidam do projeto do produto e da fábrica, considerando os processos produtivos. Tipos de equipamentos são definidos, o lay-out da fábrica é desenhado, os métodos de trabalho são estabelecidos, a estrutura administrativa da empresa é projetada e as equipes de trabalho são dimensionadas. Busca-se a melhor solução para a empresa, para a sociedade e para o ser humano, em termos de qualidade e produtividade.

- Projeto de sistemas de informação: coleta e processa dados afim de que todas as pessoas que trabalham na empresa disponham das informações necessárias para bem desenvolver suas tarefas. O projeto de sistemas de informação é tarefa fundamental da atividade do engenheiro de produção e necessária a qualquer tipo de organização.

- Gerência da produção: gerência e procura melhorar a qualidade e a produtividade. Toma decisões, comanda, dirige e controla a execução das tarefas.

O Engenheiro de Produção deve ainda trazer consigo sempre aceso o espírito de pesquisa, para dominar e desenvolver novas tecnologias e o senso empreendedor para que conduza com perseverança, obstinação e criatividade o processo de busca de soluções para problemas novos.

Habilitação: Engenharia de Produção

Modalidade: Bacharelado

Duração: 5 anos

Regime: Semestral

Vagas: 100 vagas anuais

Turno: noturno

Carga horária: 3.600 horas


 
 
  •  Mínimo 5 anos (3.825 horas)
 
 

 

Saiba Mais

Alunos da Finom aprendem mais sobre processo de secagem em visita à Agroceres- Patos de Minas

Acadêmicos da Finom fazem visita técnica na Usina Hidrelétrica de Itaipu

Faculdade Finom promove mais uma edição da JENG

Acadêmicos da Finom visitam a Expocaccer em Patrocínio-MG

Todas as notícias

Início   |   Vestibular  | Fale Conosco

FINOM Patos de Minas - Rua Ana Oliveira, nº 645, Lote D, Quadra 98, Ed. Marques, Centro - CEP: 38700-006
Patos de Minas – MG - Telefax: (34)3823-3933 - E-mail: finom@finom.edu.br


Compatível com: Internet Explorer 7 ou superior - Mozilla Firefox

Home Finom Paracatu Faculdade FINOM Faculdade FINOM FINOM Paracatu
LiveZilla Live Chat Software