Disable Preloader

ALUNOS E PROFESSORES DA FINOM PARTICIPAM DE PROJETO NACIONAL

Escrito por
Redação Finom
Publicado em
09/07/2018

O projeto Rondon acontece no Mato Grosso do Sul, na cidade de Corguinho durante o mês de julho, reunindo alunos da Finom em parceria com os acadêmicos da PUC-RS na Operação Pantanal.

 

  O Projeto Rondon é o maior projeto de extensão universitária do Brasil e, desde 2005, quando retomou suas atividades no país, passou a levar às comunidades mais carentes informação e tecnologias advindas das universidades e centros de estudo a partir da aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes universitários das mais diversas áreas do conhecimento.

  A Finom participa do Projeto Rondon desde o ano de 2011, quando a instituição enviou a primeira proposta ao projeto. Desde então, já foram formadas treze equipes. Quase uma centena de discentes já puderam ter esta experiência de vida e a oportunidade de levar os conhecimentos recebidos na academia.

  As equipes do Projeto Rondon são formadas por dois docentes da instituição e oito discentes de diversos cursos, pois, uma exigência da coordenação do projeto é a multidisciplinaridade das equipes. Após a aprovação da instituição na operação do projeto, a Secretaria do Projeto Rondon lança edital para a formação da equipe que cumprirá a missão. Os discentes devem ter cumprido a metade de seu curso superior.

  Para a realização da missão, duas faculdades são reunidas no município. Cada equipe é responsável por um setor. Por exemplo, uma cuida da área de saúde e educação e outra da área de comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção, portanto, vinte cidadãos entre professores e discentes se trabalham juntos para desenvolver suas oficinas em prol da comunidade durante um período de quinze dias.

  Dentre as diversas atividades propostas pela Faculdade Finom, destacam-se as oficinas relacionadas à preservação do meio ambiente. Por ser um local com pouca chuva, sendo a última vez há três anos, a economia e uso adequado da água são de relevante importância, assim como a implantação das novas tecnologias de reuso deste recurso natural.

  Os discentes farão diversas oficinas de reciclagem de material plástico e de papel para as mais diversas faixas etárias e aos docentes da rede pública de Corguinho. É de fato recorrente a aplicação destas técnicas de reaproveitamento para a redução deste material no ambiente das cidades.

  Como marca registrada da Faculdade Finom em todas as operações nas quais foi chamada ao cumprimento de uma missão para a sociedade brasileira, será confeccionada uma horta comunitária com o propósito de atendimento aos moradores.

  Diversas palestras para docentes da rede estadual e municipal de ensino serão ministradas na cidade, pois a perspectiva maior do projeto estende-se àqueles que deverão ser os multiplicadores das informações ali aprendidas, uma vez que ao término da operação, os Rondonistas saem de cena, mas com a convicção que aquilo que foi divulgado possa ser repassado por muito tempo às gerações seguintes. Nestas férias, os Rondonistas aplicarão palestras sobre a importância do associativismo e cooperativismo.

  A Finom celebra mais uma operação do Projeto Rondon de forma positiva e honrosa e seus professores e discentes da Operação Pantanal não decepcionarão, pois executarão um trabalho correto, distinto e, acima de tudo, em consonância com os direitos e deveres que um voluntário deve ter para com seus irmãos nesta imensa nação chamada Brasil.

           

Outras Notícias

LiveZilla Live Chat Software