Faculdade FINOM


  • Abril - 2014
    D
    S
    T
    Q
    Q
    S
    S
       
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17 18 19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
         
    09 a 16 - Avaliações
    17 e 18 - Semana Santa
    19 - Recesso
    22 - Início do 2º Bimestre
    21 - Feriado de Tiradentes
    26 - Útimo dia para lançamento de notas


    :: Veja o calendário completo
Responsabilidade Social é na FINOM

:: Cadastre na newsletter

FACULDADE TECSOMA

Pós-Graduação EaD


Pós-Graduação em EAD
 
COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO 

Lato – Sensu

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EaD


1. Apresentação

A  Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação  didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a  utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com  estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares  ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de  19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80  da Lei 9394/96 (LDB, 1996).

        Ensino  à Distância é um modelo de educação no qual professor e aluno(s) não se  encontram fisicamente no mesmo local, ou seja estão geograficamente em  lugares diferentes sendo a transmissão dos conteúdos educativos  efetuada através da utilização de meios técnicos de comunicação.

É  ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente  juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por  tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também  podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o  CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

O  processo de mudança na educação à distância não é uniforme nem fácil.  Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades  educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de  maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a  mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos  (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais  e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos  tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é  da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à  informação significativa e à mediação de professores efetivamente  preparados para a sua utilização inovadora.

No entanto, com o surgimento de tecnologias interativas sofisticadas, a FINOM preocupada em atender esta demanda está colocando  a disposição de todos os interessados, mais esta nova proposta de  educação continuada para aqueles que não podem perde tempo. Modalidade  esta com a qualidade e garantia do ensino desenvolvido pela Faculdade  do Noroeste de Minas – FINOM.

2. JUSTIFICATIVA

Na  expressão 'ensino a distância' a ênfase é dada ao papel do professor  (como alguém que ensina a distância). Preferimos à palavra 'educação'  que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente  adequada.

Hoje  temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte  virtual ou à distância) e educação à distância (ou virtual). A  presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde  professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala  de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte  na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias.

A  educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece  fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no  espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias  de comunicação.

Outro  conceito importante é o de educação contínua ou continuada, que se dá  no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em  serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria  experiência, ampliando-a com novas informações e relações.

A  educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino  regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É  mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles  que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de  pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de  graduação.

O  conceito de curso, de aula também muda. Hoje, ainda entendemos por aula  um espaço e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espaço, cada  vez mais, serão flexíveis. O professor continuará 'dando aula', e  enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias  interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos  alunos, criarem listas de discussão e alimentar continuamente os  debates e pesquisas com textos, páginas da Internet, até mesmo fora do  horário específico da aula. Há uma possibilidade cada vez mais  acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços  diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos estarão motivados,  entendendo 'aula' como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel  do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um  supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante  aventura do conhecimento.

O  curso de Pós - graduação está estruturado por equipe multidisciplinar o  qual tem uma proposta pedagógica que privilegia a combinação de  procedimentos didáticos próprios da educação à distância. Além disso, o  curso será oferecido obedecendo a uma metodologia única, o qual garante  um eficiente sistema de tutoria, com suporte técnico e pedagógico  necessário à realização do mesmo, tendo como diferencial dois fatores  importantes: o foco do curso e o corpo docente.

Foco do Curso - desenvolver competência para implantar, coordenar programas de Educação à Distância;

Corpo Docente - o curso será ministrado por professores que detêm larga experiência em Educação à Distância.


3. OBJETIVOS 

3.1 – Objetivo Geral

        Desenvolver  competências, do ponto de vista científico-metodológico, relacionadas  ao processo de planejamento e gestão de cursos à distância nos  diferentes níveis de ensino e aprendizagem e em âmbito corporativo.

      3.2 – Objetivos Específicos

  • Compreender  as diferentes concepções, características, tendências e desafios da  modalidade educacional à distância tanto no âmbito acadêmico quanto  corporativo;
  • Analisar as contribuições das teorias da aprendizagem para o desenho instrucional de um curso ou disciplina a distância;
  • Utilizar conceitos adequados e instrumentos administrativos e didático-pedagógicos no gerenciamento de programas em EAD;
  • Compreender as etapas do processo de planejamento e avaliação de cursos à distância;  
  • Sistematizar os modelos de tutoria em EAD no âmbito corporativo e/ou acadêmico;  
  • Projetar estratégias que favorecem a interatividade e a utilização de ferramentas comunicacionais em EAD; 
  • Planejar  e desenvolver um trabalho teórico e/ou de aplicação em EAD,  utilizando-se de uma ou mais mídias estudadas no curso (Internet,  material impresso, teleconferência, webconferência, entre outras).  
  • Aplicar linguagem e conceitos adequados à área didático-pedagógica, indispensáveis ao trabalho docente.


  4. PÚBLICO – ALVO

Profissionais com graduação em qualquer área do conhecimento, com atuação ou não na área de EAD.

5. CARGA HORÁRIA

O curso tem carga horária total de 390 h, assim distribuídas:

  • 390 horas correspondentes às disciplinas 
  • 90 horas referentes aos encontros presenciais.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Paracatu -MG
TÍTULO: Curso de Especialização em Educação à Distância - EAD ÁREA DE CONHECIMENTO: Tecnologia Educacional
DURAÇÃO: (12) meses
COORDENADOR (A): prof. M.Sc. Rilson Raimundo Pereira – CPGE
DIRETOR ACADÊMICO: prof. MSc. Rilson Raimundo Pereira
DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA: Ananere da Silva Cruz Rezende

 
Downloads relacionados
Manual para Pós-Graduação em EaD - 65537 Bytes
Saiba Mais

Acadêmica de Pedagogia EAD da Faculdade Finom comemora vaga no mercado de trabalho, após matrícula na Instituição

Faculdade Tecsoma recebe homenagem na Câmara de Vereadores, pelos serviços prestados à educação regional

Alunos do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho da Faculdade Finom, participam de aulas práticas

GRADUAÇÃO CURSOS EAD

Todas as notícias

Início   |  Instalações  | Estrutura Organizacional  |  Histórico  |  Vestibular  |  Trabalhe Conosco  |  Aluno  |  Fale Conosco

FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas - Rodovia MG 188 - Km 167 - Bairro Fazendinha - Paracatu/MG - CEP: 38.600-000
Caixa Postal: 201 - Telefax: (38) 3311-2000 - E-mail: finom@finom.edu.br


Compatível com: Internet Explorer 7 ou superior - Mozilla Firefox

Faculdade FINOM Faculdade FINOM FINOM Patos de Minas