Faculdade FINOM


  • Outubro - 2014
    D
    S
    T
    Q
    Q
    S
    S
         
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
    31  
    06 a 11 - Avaliações bimestrais
    11 - Prazo final para lançamento de notas
    12 - Feriado Nacional(Nossa Senhora Aparecida)
    15 - Dia do Professor
    20 - Feriado Municipal(Aniversário de Paracatu)
    21 - Início do 2º Bimestre letivo
    30 - Útimo dia para lançamento de notas

    31 - Dia da Reforma Protestante


    :: Veja o calendário completo
Responsabilidade Social é na FINOM

:: Cadastre na newsletter

FACULDADE TECSOMA

Pós-Graduação EaD


Pós-Graduação em EAD
 
COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO 

Lato – Sensu

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EaD


1. Apresentação

A  Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação  didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a  utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com  estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares  ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de  19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80  da Lei 9394/96 (LDB, 1996).

        Ensino  à Distância é um modelo de educação no qual professor e aluno(s) não se  encontram fisicamente no mesmo local, ou seja estão geograficamente em  lugares diferentes sendo a transmissão dos conteúdos educativos  efetuada através da utilização de meios técnicos de comunicação.

É  ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente  juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por  tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também  podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o  CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

O  processo de mudança na educação à distância não é uniforme nem fácil.  Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades  educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de  maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a  mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos  (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais  e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos  tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é  da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à  informação significativa e à mediação de professores efetivamente  preparados para a sua utilização inovadora.

No entanto, com o surgimento de tecnologias interativas sofisticadas, a FINOM preocupada em atender esta demanda está colocando  a disposição de todos os interessados, mais esta nova proposta de  educação continuada para aqueles que não podem perde tempo. Modalidade  esta com a qualidade e garantia do ensino desenvolvido pela Faculdade  do Noroeste de Minas – FINOM.

2. JUSTIFICATIVA

Na  expressão 'ensino a distância' a ênfase é dada ao papel do professor  (como alguém que ensina a distância). Preferimos à palavra 'educação'  que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente  adequada.

Hoje  temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte  virtual ou à distância) e educação à distância (ou virtual). A  presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde  professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala  de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte  na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias.

A  educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece  fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no  espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias  de comunicação.

Outro  conceito importante é o de educação contínua ou continuada, que se dá  no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em  serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria  experiência, ampliando-a com novas informações e relações.

A  educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino  regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É  mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles  que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de  pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de  graduação.

O  conceito de curso, de aula também muda. Hoje, ainda entendemos por aula  um espaço e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espaço, cada  vez mais, serão flexíveis. O professor continuará 'dando aula', e  enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias  interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos  alunos, criarem listas de discussão e alimentar continuamente os  debates e pesquisas com textos, páginas da Internet, até mesmo fora do  horário específico da aula. Há uma possibilidade cada vez mais  acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços  diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos estarão motivados,  entendendo 'aula' como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel  do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um  supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante  aventura do conhecimento.

O  curso de Pós - graduação está estruturado por equipe multidisciplinar o  qual tem uma proposta pedagógica que privilegia a combinação de  procedimentos didáticos próprios da educação à distância. Além disso, o  curso será oferecido obedecendo a uma metodologia única, o qual garante  um eficiente sistema de tutoria, com suporte técnico e pedagógico  necessário à realização do mesmo, tendo como diferencial dois fatores  importantes: o foco do curso e o corpo docente.

Foco do Curso - desenvolver competência para implantar, coordenar programas de Educação à Distância;

Corpo Docente - o curso será ministrado por professores que detêm larga experiência em Educação à Distância.


3. OBJETIVOS 

3.1 – Objetivo Geral

        Desenvolver  competências, do ponto de vista científico-metodológico, relacionadas  ao processo de planejamento e gestão de cursos à distância nos  diferentes níveis de ensino e aprendizagem e em âmbito corporativo.

      3.2 – Objetivos Específicos

  • Compreender  as diferentes concepções, características, tendências e desafios da  modalidade educacional à distância tanto no âmbito acadêmico quanto  corporativo;
  • Analisar as contribuições das teorias da aprendizagem para o desenho instrucional de um curso ou disciplina a distância;
  • Utilizar conceitos adequados e instrumentos administrativos e didático-pedagógicos no gerenciamento de programas em EAD;
  • Compreender as etapas do processo de planejamento e avaliação de cursos à distância;  
  • Sistematizar os modelos de tutoria em EAD no âmbito corporativo e/ou acadêmico;  
  • Projetar estratégias que favorecem a interatividade e a utilização de ferramentas comunicacionais em EAD; 
  • Planejar  e desenvolver um trabalho teórico e/ou de aplicação em EAD,  utilizando-se de uma ou mais mídias estudadas no curso (Internet,  material impresso, teleconferência, webconferência, entre outras).  
  • Aplicar linguagem e conceitos adequados à área didático-pedagógica, indispensáveis ao trabalho docente.


  4. PÚBLICO – ALVO

Profissionais com graduação em qualquer área do conhecimento, com atuação ou não na área de EAD.

5. CARGA HORÁRIA

O curso tem carga horária total de 390 h, assim distribuídas:

  • 390 horas correspondentes às disciplinas 
  • 90 horas referentes aos encontros presenciais.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Paracatu -MG
TÍTULO: Curso de Especialização em Educação à Distância - EAD ÁREA DE CONHECIMENTO: Tecnologia Educacional
DURAÇÃO: (12) meses
COORDENADOR (A): prof. M.Sc. Rilson Raimundo Pereira – CPGE
DIRETOR ACADÊMICO: prof. MSc. Rilson Raimundo Pereira
DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA: Ananere da Silva Cruz Rezende

 
Downloads relacionados
Manual para Pós-Graduação em EaD - 65537 Bytes
Saiba Mais

Curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho tem aula prática

CPA- EaD/FINOM referente ao 2º semestre/2013

Acadêmica de Pedagogia EAD da Faculdade Finom comemora vaga no mercado de trabalho, após matrícula na Instituição

Faculdade Tecsoma recebe homenagem na Câmara de Vereadores, pelos serviços prestados à educação regional

Todas as notícias

Início   |  Instalações  | Estrutura Organizacional  |  Histórico  |  Vestibular  |  Trabalhe Conosco  |  Aluno  |  Fale Conosco

FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas - Rodovia MG 188 - Km 167 - Bairro Fazendinha - Paracatu/MG - CEP: 38.600-000
Caixa Postal: 201 - Telefax: (38) 3311-2000 - E-mail: finom@finom.edu.br


Compatível com: Internet Explorer 7 ou superior - Mozilla Firefox

Faculdade FINOM Faculdade FINOM FINOM Patos de Minas Home Finom Patos de Minas