Faculdade FINOM


  • Novembro - 2017
    D
    S
    T
    Q
    Q
    S
    S
         
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
       
    02 - Feriado (Finados)
    08 a 10 - CONNIC
    15 - Feriado Municipal
    17 - ENADE

    18 - Sábado letivo
    27 a 30 - Provas bimestrais

    :: calendário 1º semestre PRESENCIAL :: calendário 2º semestre PRESENCIAL :: calendário 1º semestre EAD/POS :: calendário 2º semestre EAD/POS
Responsabilidade Social é na FINOM


FACULDADE TECSOMA
Universia do Brasil
Rosa Jussara Bonfim Silva
Coordenador do Curso de Pedagogia a Distância

Mini Currículo:
http://lattes.cnpq.br/0517477118576942
 Mestre em Educação. Doutoranda em Educação e Pesquisadora do Cnpq na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem

Pedagogia a Distância

Apresentação

A Instituição FINOM, com 30 anos trabalhando com a formação de professores, tem considerável experiência na formação presencial de professores de Pedagogia, sendo que desde 2006 tem desenvolvido e aprimorado sua atuação junto ao curso de Pedagogia - na modalidade a Distância, oferecendo excelentes materiais didáticos, professores conteudistas habilitados aos cursos e tutores pós-graduados, diversificação de mídias, entre outras ações, de forma a oferecer a melhor formação possível  aos discentes. 

Tendo como princípio norteador a formação sólida dos estudantes, trabalhando suas particularidades regionais, suas necessidades individuais, de maneira a proporcionar a todos os discentes da modalidade de Educação a Distância, uma formação baseada em metodologias diversificadas, organização de tempo e espaço, aconselhamento psicológico por meio do NAPSI.

O curso de Pedagogia EAD baseia-se nos seguintes eixos estruturais:

     I.        Ético, considerando o compromisso com a ampliação das aprendizagens e experiências de todos os estudantes na docência da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Regular e de Jovens e Adultos, dos cursos de Ensino Médio, na modalidade normal, e em cursos de Formação Profissional na área de serviços e apoio escolar;

   II.        Comprometido com a fundamentação epistemológica implicada nos estudos teórico-práticos, na investigação e na reflexão crítica no campo da educação, tendo em vista os conhecimentos filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, linguístico, sociológico, político, econômico e cultural;

  III.        Envolvido com a construção de uma sociedade includente, equânime, justa e solidária, sensível às diferenças de natureza ambiental- ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, orientação sexual, entre outras;

 IV.        Responsável no exercício do planejamento, da organização, da avaliação e da gestão, em contextos escolares e não escolares;

  V.        Crítico e investigativo na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico no campo da Educação;

 VI.        Colaborativo e propositivo com a formação profissional e a constituição de ações educativas coletivas, compreendidas como um processo ético, estético, político e contínuo.

Baseado nesse contexto é que a Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, oferta o curso de Pedagogia, Licenciatura, na modalidade de educação à distância, voltado para:

     I.        A docência como identidade do profissional.

   II.        O estudo da ação docente como prática social historicamente determinada.

  III.        Articulação orgânica entre teoria e prática.

 IV.        Aproximação entre o conhecimento e a realidade educacional.

  V.        Apropriação do conhecimento sob a forma de competência e habilidade.

 

O curso de Pedagogia EAD da Faculdade FINOM busca preparar seus estudantes conforme as abordagens propostas:

     I.        Analisar e compreender as políticas educacionais e seus processos de implementação e valiação, bem como os textos legais relativos à organização da educação nacional;

   II.        Articular as produções teórico-práticas do campo do currículo na elaboração e avaliação de projetos pedagógicos, na organização e na gestão do trabalho educativo escolar e não escolar;

  III.        Planejar, desenvolver e avaliar situações de aprendizagem de crianças, jovens e adultos, observando as dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial;

 IV.        Compreender as abordagens do conhecimento pedagógico que fundamentam o processo educativo na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;

  V.        Planejar, desenvolver e avaliar situações de ensino-aprendizagem propondo metodologias específicas para as diferentes áreas, considerando as múltiplas dimensões da formação humana;

 VI.        Planejar, implementar e avaliar projetos educativos contemplando e articulando a diversidade e as múltiplas relações das esferas social, cultural, ética, estética, científica e tecnológica;

VII.        Conhecer a realidade dos diferentes espaços de atuação do Pedagogo e suas relações com a sociedade, de modo a propor intervenções educativas fundamentadas em conhecimentos filosóficos, sociais, psicológicos, históricos, econômicos, políticos, artísticos e culturais;

VIII.        Articular os conhecimentos e produzir processos investigativos do campo da educação e das áreas do ensino e da aprendizagem, docência e gestão escolar;

 IX.        Promover, planejar e desenvolver ações visando à gestão democrática nos espaços e sistemas escolares e não escolares;

  X.        Conhecer e desenvolver o processo de construção e avaliação do projeto político-pedagógico, de currículos e planejamento educacional;

 XI.        Desenvolver trabalho didático empregando os códigos de diferentes linguagens utilizadas por crianças, bem como os conhecimentos pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos às áreas de conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar;

XII.        Compreender as relações entre educação e trabalho, a diversidade cultural, a cidadania, entre outras problemáticas da sociedade contemporânea;

XIII.        Integrar diferentes conhecimentos e tecnologias de informação e comunicação no planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas escolares e não escolares.

 

Enfim, o Curso de Pedagogia EAD tem como meta principal formar pedagogos baseados nos conceitos de Humanidade, Fraternidade e Equidade!

 

Venha fazer parte do Curso que Forma Mentes e Transforma Corações!

MSc Rosa Jussara Bonfim Silva

Coordenadora

 

Email da Coordenação: pedagogiaead@finom.edu.br

 
 
  •  Tempo mínimo de integralização do curso: 4 anos. Tempo máximo de integralização do curso: 6 anos. Carga horária total: (3.420 HORAS)
 
 
 
 
 

 


Ambiente Virtual de Aprendizágem Ambiente Virtual de Aprendizagem

 

Saiba Mais

Guimarães Rosa é homenageado em Paracatu

Acadêmicos de Pedagogia- EaD participam de Intensivão ENADE 2017

Acadêmicos de Geografia e História - EaD fazem oficina de Patrimônio, Memória e História

Alunos de Pedagogia recebem professor para falar sobre estratégias para o ENADE

Todas as notícias

Início   |  Instalações  | Estrutura Organizacional  |  Histórico  |  Vestibular  |  Trabalhe Conosco  |  Aluno  |  Fale Conosco

FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas - Rodovia MG 188 - Km 167 - Bairro Fazendinha - Paracatu/MG - CEP: 38.600-000
Caixa Postal: 201 - Telefax: (38) 3311-2000 - E-mail: finom@finom.edu.br


Compatível com: Internet Explorer 7 ou superior - Mozilla Firefox

Faculdade FINOM Faculdade FINOM FINOM Patos de Minas Home Finom Patos de Minas
LiveZilla Live Chat Software