Faculdade FINOM


  • Setembro - 2017
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    16 - Sábado letivo
    25 a 29 - Provas Bimestrais
    29 - Prazo Final para Trancamento de Matrícula


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Responsabilidade Social é na FINOM


FACULDADE TECSOMA
Universia do Brasil
Profª. Msc. Edneya Gomes da Silva Soares
Coordenador do Curso de História a Distância

Mini Currículo:

http://lattes.cnpq.br/4677158053653439


Horário de atendimento da coordenação do curso de História da EaD/FINOM - de 2ª a 6ª feira, das 18 às 20 hs ou pelo e-mail historiaead@finom.edu.br.

História a Distância

1.1.    Contexto educacional do curso de Licenciatura Plena em História da EaD/FINOM

Nos últimos anos, os cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância passaram por um amplo crescimento, atuando na formação de educadores em locais e comunidades onde não há cursos presenciais. Desse modo, a Educação a Distância contempla alunos excluídos dos sistemas convencionais de graduação, os quais se encontram concentrados nas médias e grandes cidades. Além desta exclusão geográfica - que dificulta o acesso ao ensino superior -, há ainda outros obstáculos: as responsabilidades familiares, a organização do tempo pessoal, o perfil socioeconômico.
O Curso de Licenciatura em História da FINOM na modalidade de EaD visa ao pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão que são os instrumentais necessários para a plena formação e atuação dos  professores pesquisadores, tanto no nível médio como fundamental.
A relevância social do curso é cumprida na realização de eventos (colóquios, congressos e seminários) abertos à comunidade acadêmica e demais interessados, principalmente a professores da Educação Básica que queiram atualizar conhecimentos e a prática docente na comunidade.

1.2. Fundamentação legal do Curso

A FINOM tem uma considerável experiência na formação presencial de professores de História e, desde 2006, está autorizada para atuar com a formação desses profissionais na modalidade de Educação a Distância, pela Portaria Ministerial nº 1.066, de 25/05/2006, no estado de Minas Gerais.
Assim, após autorizado, o curso de Licenciatura Plena em História da EaD/FINOM foi reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC – por meio da Portaria MEC nº 227, de 22/05/2013, publicado no D.O.U. de 23/05/2013, seção 1, p. 22 a 24, oportunizando a formação de um docente pesquisador em História.

1.3. Objetivos do curso
   
Há dois tipos de História: uma que aprendemos a amar, outra a desprezar. O último tipo seria o responsável pelo desafeto dos alunos da educação básica pela História. A primeira, a que aprendemos a amar, teria uma chance de resgatar nos estudantes o gosto pela História ou a mais ligeira vocação de historiador escondida em algum canto da consciência (FEBVRE, 1992, p. 53). 

1.3.1. Objetivo Geral

• Formar cidadãos aptos ao exercício de sua profissão com competências e habilidades gerais e específicas, no ensino Fundamental e Médio, sintonizados com as Diretrizes Curriculares e com as novas tendências conceituais e metodológicas que hoje fundamentam a pesquisa e o ensino da História. Entendemos que a formação do professor pesquisador deve estar alicerçada nos diversos domínios da disciplina, nos debates historiográficos e nas formas de abordagem e teorias mais recentes da História.

1.3.2. Objetivos Específicos

O aluno egresso do curso de História da FINOM deverá ser capaz de:
   
•Interagir com as exigências presentes na sociedade e no mercado de trabalho, bem como nos projetos de desenvolvimento regional, assegurando a formação de profissionais especializados capazes de desenvolver metodologias e técnicas no ensino de História;
•Trabalhar com a História numa perspectiva transdisciplinar possibilitando a interlocução com outras áreas das ciências humanas, por meio de colóquios, seminários e conferências;
•Identificar as metodologias para o ensino dos conceitos que informam as estruturas e as relações sócio - históricas em uma dada realidade;
•Conhecer e diferenciar as interpretações historiográficas propostas pelas principais escolas históricas, proporcionando ao acadêmico o domínio sobre os procedimentos teórico-metodológicos necessários ao oficio do professor pesquisador;
•Obter as competências necessárias para atuar no ensino da História, tanto no âmbito formal, como em práticas não formais de ensino, capacitando-os para a produção de materiais pedagógicos e para a reflexão sobre as questões pertinentes ao ensino da História, nos diferentes âmbitos e níveis em que ele se desenvolve;
•Desenvolver a pesquisa e a produção do conhecimento histórico não só no âmbito da produção acadêmica propriamente dita, mas, sobretudo, capacitando o discente para a transposição e mediação pedagógica entre os saberes da ciência - História com a prática e a vivência da sala de aula;
•Resgatar e revalorizar as práticas culturais das comunidades regionais e locais buscando compreender que na História, coexistem tempos sociais distintos que fazem parte da realidade do país;
•Por meio de ações pedagógicas proporcionar ao aluno do curso de História o aprendizado e o ensino de novos temas em consonância com os Parâmetros Curriculares para o ensino de História. 

1.4. Perfil profissional do egresso

A FINOM tem como objetivo formar e capacitar profissionais aptos para atuarem na área da História, por meio da articulação entre o ensino e a pesquisa, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.
Portanto, para que este profissional exerça plenamente suas habilidades e competências, visando uma formação complementar e interdisciplinar, o discente é inserido de forma crítica nos conteúdos histórico/historiográficos e práticas de pesquisa que, sob diferentes matizes e concepções teórico-metodológicas, problematizem os grandes recortes espaço-temporais, preservando as especialidades constitutivas do saber histórico e estimulando, simultaneamente, a produção e a difusão do conhecimento.
Isso implica na formação de professores/pesquisadores capazes de trabalhar com o questionamento das fontes materiais e imateriais do legado humano. Tendo como fundamento a não dissolução do elo professor/pesquisador, a matriz curricular do curso de Licenciatura Plena em História da EaD/FINOM pauta-se no oferecimento de uma sequência de atividades e conteúdos complementares que fornecem uma instrumentação, permitindo o atendimento de demandas sociais dos profissionais da área, tais como: disciplinas pedagógicas, integração e especificas, necessariamente acompanhadas de estágio.
Em seu aspecto historiográfico, as disciplinas dispostas na Matriz Curricular visam fundamentalmente três aspectos:

•Conhecimento dos conteúdos da História da humanidade estudada (Antiguidade, Idade Média, Modernidade e Contemporaneidade e História do Brasil).
•Conhecimento teórico e técnico, próprios do labor historiográfico (teorias, correntes historiográficas técnicas de pesquisa).
•Conhecimento das Ciências Sociais de forma ampla assim como seu lugar na sociedade, na História e no mundo atual (História das ciências, técnicas do trabalho cientifico, conhecimento acadêmico, dentre outros).

No aspecto pedagógico, as disciplinas dispostas na matriz curricular desse curso visam fundamentar e vincular no estudante de História, o conhecimento das teorias pedagógicas, assim como das técnicas e métodos úteis na elaboração das aulas e escolha de conteúdos, proporcionando um amplo cabedal para sua atuação docente.
Na mencionada matriz curricular, os aspectos historiográficos e pedagógicos não se efetivam separadamente, mas vinculados, completando em cada um deles a ligação entre ensino e pesquisa.
Portanto, o egresso do curso de História da EaD/FINOM deverá apresentar em seu perfil profissional as características, competências e habilidades – gerais e específicas -, conforme determinado na Resolução CNE/CES nº 13, de 13 de março de 2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de História:

•Profissional com senso crítico, ético, criativo e com autonomia intelectual;
•Com capacidade de trabalhar em grupo;
•Com visão geral sobre os diferentes problemas da humanidade: sociais, econômicos, políticos, ambientais;
•Atento e sensível às mudanças sociais;
•Com visão inter e transdisciplinar;
•Com capacidade de constante aprimoramento de ideias e ações;
•Com habilidades de relacionamento humano;
•Com percepção da aprendizagem como processo de construção de conhecimentos;
•Comprometido com seu contínuo aperfeiçoamento teórico-prático, capaz de pesquisar, elaborar e reelaborar o conhecimento, considerando as perspectivas e as exigências da sociedade em acelerado processo de transformação;
•Conhecimentos sobre o ensino de crianças, jovens e adultos;
•Conhecimentos sobre a dimensão cultural, social, política da Historia da Educação; cultura geral e profissional;
•A formação profissional de professores deve assegurar a aquisição de conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e a forma como cada cultura caracteriza as diferentes faixas etárias.

Pode-se afirmar que são, portanto, esses os indicadores de toda organização curricular do curso, tanto na organização de aspectos inovadores, quanto do próprio currículo pleno.

1.5. Vagas ofertadas

No curso de História da EaD/FINOM são ofertadas 400 vagas anuais.

 
 
  •  Tempo mínimo de integralização do curso: 3 anos. Tempo máximo de integralização do curso: 6 anos. Carga horária total: (3.005 horas)
 
 
 
 
 

 


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