Faculdade FINOM


  • Maio - 2017
    D
    S
    T
    Q
    Q
    S
    S
      1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
    31
         
    01 - Dia do Trabalho
    10 a 12 - Semana Acadêmica
    08 - Fechamento do WEB GIZ

    20 - Sábado letivo

    :: calendário 1º semestre PRESENCIAL :: calendário 2º semestre PRESENCIAL :: calendário 1º semestre EAD/POS :: calendário 2º semestre EAD/POS
Responsabilidade Social é na FINOM


FACULDADE TECSOMA
Universia do Brasil
M.Sc. Eduardo Emanuel Vieira Guedes
Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Mini Currículo:

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Engenharia de Produção

O Curso de Engenharia de Produção na Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM) visa atender às mudanças do mercado mundial no âmbito dos processos produtivos e à demanda da sociedade por profissionais com ampla habilitação nas técnicas e princípios da Engenharia de Produção.

Engenheiro de Produção tem como função projetar, viabilizar e administrar unidades produtivas sejam elas “de natureza física concreta ou serviços”. Seu trabalho envolve o estudo da organização espacial de homens e máquinas, o planejamento, organização, acompanhamento e controle de processos produtivos, e as análises econômicas referentes às decisões a serem tomadas a cada passo da atividade produtiva. Entende-se por atividade produtiva toda aquela que envolva a transformação de bens pelo homem. Essa transformação pode ser física (industrial ou agrícola), de lugar (transporte), de tempo (armazenagem), ou de modo (mudanças na apresentação de objetos).

O Engenheiro de Produção deve ser capaz de elaborar projetos de sistemas (de trabalho, máquinas, etc.) onde ocorram transformações, executá-los e administrá-los, tendo como objetivo o melhor aproveitamento de recursos, considerando as limitações impostas por questões econômicas, sociais, técnicas e políticas. A percepção dessas limitações deve compor a capacidade do profissional, bem como a capacidade de orientar as soluções que satisfaçam aos objetivos dentro dos limites impostos.

O trabalho do Engenheiro de Produção baseia-se nas necessidades humanas, uma vez que para satisfazê-las, é necessário que ocorra algum tipo de transformação onde os conhecimentos desse profissional possam ser aplicados. A inexistência de objetivos ligados às necessidades humanas tornaria o trabalho do Engenheiro de Produção inútil, bem como o de todos os profissionais que se colocam nas mesmas condições e nos mesmos níveis de objetivos.

POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS

 - Planejamento e organização da produção cuidam do projeto do produto e da fábrica, considerando os processos produtivos. Tipos de equipamentos são definidos, o lay-out da fábrica é desenhado, os métodos de trabalho são estabelecidos, a estrutura administrativa da empresa é projetada e as equipes de trabalho são dimensionadas. Busca-se a melhor solução para a empresa, para a sociedade e para o ser humano, em termos de qualidade e produtividade.

- Projeto de sistemas de informação: coleta e processa dados afim de que todas as pessoas que trabalham na empresa disponham das informações necessárias para bem desenvolver suas tarefas. O projeto de sistemas de informação é tarefa fundamental da atividade do engenheiro de produção e necessária a qualquer tipo de organização.

- Gerência da produção: gerência e procura melhorar a qualidade e a produtividade. Toma decisões, comanda, dirige e  controla a execução das tarefas.

O Engenheiro de Produção deve ainda trazer consigo sempre aceso o espírito de pesquisa, para dominar e desenvolver novas tecnologias e o senso empreendedor para que conduza com perseverança, obstinação e criatividade o processo de busca de soluções para problemas novos.

 

Habilitação: Engenharia de Produção

Modalidade: Bacharelado

Duração: 5 anos

Regime: Semestral

Vagas: 100 vagas anuais

Turno: noturno

Carga horária: 3675 horas

 
 
  •  Mínimo 5 anos (3.795 horas)
 
 
 
 

 

Saiba Mais

Acadêmicos de Engenharia de Produção realizam visita técnica na empresa Salgados Manah

Kinross abre vaga de estágio para alunos de Engenharia de Produção

Alunos de Engenharia de Produção e Mecânica dão aula de solidariedade

Turmas de Agronomia e Engenharia de Produção fazem visita técnica à Monsanto

Todas as notícias

Início   |  Instalações  | Estrutura Organizacional  |  Histórico  |  Vestibular  |  Trabalhe Conosco  |  Aluno  |  Fale Conosco

FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas - Rodovia MG 188 - Km 167 - Bairro Fazendinha - Paracatu/MG - CEP: 38.600-000
Caixa Postal: 201 - Telefax: (38) 3311-2000 - E-mail: finom@finom.edu.br


Compatível com: Internet Explorer 7 ou superior - Mozilla Firefox

Faculdade FINOM Faculdade FINOM FINOM Patos de Minas Home Finom Patos de Minas
LiveZilla Live Chat Software