Faculdade FINOM


  • Abril - 2017
    D
    S
    T
    Q
    Q
    S
    S
               
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
               
    03 a 05 - Provas bimestrais
    13 e 14 - Semana Santa
    17 - Início do 2º Bimestre
    20 - Sábado letivo
    21 - Feriado de Tiradentes
    28 - PAEFI

    29 - Sábado letivo

    :: calendário 1º semestre PRESENCIAL :: calendário 2º semestre PRESENCIAL :: calendário 1º semestre EAD/POS :: calendário 2º semestre EAD/POS
Responsabilidade Social é na FINOM


FACULDADE TECSOMA
Universia do Brasil
Rodolfo Ramos Caldeira
Coordenador do Curso de Direito

Mini Currículo:

Coordenador do Curso de Direito

Direito

Concepção do Curso

A delimitação formal e material do Curso pretende uma abordagem investigativa dos conteúdos, de modo a envolver os acadêmicos no estudo crítico do saber jurídico instituído. Para tanto, as disciplinas estão distribuídas de acordo com os ciclos e conteúdos requisitados, privilegiando uma estrutura de atividades complementares, pesquisa e extensão, além das já tradicionais atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

A grade curricular contempla um conjunto de conteúdos de formação geral, um eixo tecnológico-profissionalizante e um eixo prático-operacional, destacando inclusive o estudo do Direito Ambiental e Urbanístico, Direito Agrário e Previdenciário. As práticas jurídicas (judiciais e extrajudiciais), compõem um espaço de extrema importância na integralização curricular, estabelecendo uma forte conotação nos procedimentos e nas formas de decisão e solução de conflitos, a fim de inserir o acadêmico no efetivo exercício de teorias inovadoras e contemporâneas do Direito, ensejando melhor qualificação profissional.

Perfil do Profissional

Pretende a FINOM, com o curso de Direito, desenvolver um processo didático-pedagógico voltado à formação de egressos que possam, ao final da integralização curricular, estar aptos a interagir numa sociedade complexa, altamente dinâmica e ainda organizada a partir do sistema jurídico estatal, com práticas profissionais e sociais democráticas, assentadas em vínculos públicos marcadamente éticos, solidários e humanistas.

Além das atividades realizadas dentro da sala de aula, uma série de outras atividades extraclasse serão concretizadas através do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPED) e do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Atividades Complementares, bem como todas as atividades referentes à iniciação científica, estrutura de apoio à elaboração dos trabalhos de conclusão de curso, de forma que o bacharelando deverá ter o seu perfil ideal composto pelos seguintes requisitos:

  • cultura geral;
  • domínio da língua;
  • concepção humanista;
  • postura ética;
  • raciocínio crítico;
  • consciência política;
  • técnica jurídica;
  • atualização tecnológica.

 

Mercado de Trabalho

Quem escolhe o Direito como carreira encontra pela frente um amplo leque de opções profissionais. Mesmo sendo uma área específica das humanidades, o profissional pode, ao final do curso, optar pela atuação que mais se identifica com o seu perfil. Além disso, a escolha feita ao final do curso não precisa ser definitiva, pois a qualquer tempo o profissional poderá mudar de opção, desde que reúna os requisitos exigidos. Se a pessoa optar pela advocacia, por exemplo, pode, após ser aprovada em concurso público, assumir a função de juiz, promotor ou procurador.

No que se refere à advocacia, há duas áreas principais para a atuação do advogado: a contenciosa, que envolve a prática forense para resolver conflitos; e a preventiva, que inclui a análise ou a avaliação de situações e a posterior orientação de clientes. Nesses casos, a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, é essencial.

O formado em Direito pode atuar também como defensor público, delegado de polícia federal ou estadual, magistrado, na Justiça Federal, Estadual, Militar, Eleitoral, do Trabalho, procurador do Estado ou da República, promotor de justiça e professor universitário, atividade que exige no mínimo pós-graduação, além de poder seguir carreira como diplomata e auditor fiscal do trabalho ou da previdência.

As empresas privadas constituem outra boa opção de campo de trabalho, em assessorias preventivas nas áreas comercial, previdenciária, trabalhista, civil e tributária.

Curso: Direito

Modalidade: Bacharelado

Duração: 05 Anos

Carga Horária: 3.810 horas

E-mail: direito@finom.edu.br

 
 
  •  5 anos (3.810 horas)
 
 
 
 

 

Saiba Mais

NPJ da Finom já está em atendimento no Campus JK

NPJ da Finom tem novo endereço

NPJ Social faz atendimento jurídico na Feira de Economia Solidária.

Coordenador do curso de Direito da Finom participa do Diálogo com a OAB

Todas as notícias

Início   |  Instalações  | Estrutura Organizacional  |  Histórico  |  Vestibular  |  Trabalhe Conosco  |  Aluno  |  Fale Conosco

FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas - Rodovia MG 188 - Km 167 - Bairro Fazendinha - Paracatu/MG - CEP: 38.600-000
Caixa Postal: 201 - Telefax: (38) 3311-2000 - E-mail: finom@finom.edu.br


Compatível com: Internet Explorer 7 ou superior - Mozilla Firefox

Faculdade FINOM Faculdade FINOM FINOM Patos de Minas Home Finom Patos de Minas
LiveZilla Live Chat Software