Disable Preloader

Arquitetura e Urbanismo

Conheça o curso e inscreva-se gratuitamente

    O PROFISSIONAL

    Apesar da atividade de criar e planejar projetos de construção civil ser a mais conhecida na atribuição de arquitetos, esses profissionais também podem atuar em empresas de paisagismo e urbanismo, em arquitetura de interiores, na restauração e preservação do patrimônio histórico-cultural de uma cidade, na coordenação e compatibilização de projeto arquitetônico com projetos complementares, projeto de parcelamento do solo mediante loteamento e regularização fundiária, em planejamento e desenvolvimento de projetos de comunicação visual, em projetos de iluminação para eventos e cenografia de espetáculos, em projetos acústicos e de conforto térmica para melhoramento das edificações, além de atuar na área acadêmica, como professor universitário e pesquisador da área de arquitetura.

    SOBRE O CURSO

    De maneira bem sucinta e generalista, um arquiteto é o profissional responsável por criar, projetar e planejar espaços habitados pelo homem. Apesar de essa descrição abranger de maneira bastante ampla o que faz o profissional de arquitetura, a profissão não se restringe somente a isso. A pessoa formada em arquitetura também é capaz de coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica de empreendimentos, executar e fiscalizar obras, efetuar vistorias, perícias e avaliações, bem como emitir laudos e pareceres. Além disso, o profissional formado é apto a projetar, além de casas e edifícios, obras urbanas voltadas ao paisagismo e ao urbanismo, decoração de interiores e questões sobre iluminação e sustentabilidade. Justamente por abranger tanto questões técnicas como também as de cunho cultural e histórico, o curso de arquitetura é de caráter multidisciplinar. Durante o período de graduação — que dura 5 anos — serão cursadas disciplinas diretamente ligadas às Ciências Exatas, como geometria e computação gráfica, mas também outras pertencentes às Ciências Humanas e Sociais, como história da arquitetura, ​psicologia, ética e legislação. Além disso, também serão vistos conteúdos específicos da profissão de arquiteto, como disciplinas como estruturas, conforto ambiental, projeto paisagístico, desenho arquitetônico, ​restauro, resistência de materiais, topografia, desenho, tecnologia da construção, entre outras.

    MERCADO DE TRABALHO

    Com o crescimento e desenvolvimento acelerado do nosso país nos últimos anos, o setor da construção civil, infraestrutura e mobilidade urbana foram extremamente alavancados. Isso gerou um aumento significativo do número de vagas disponíveis para arquitetos na construção civil e também em órgãos públicos, destinados ao planejamento e construção de espaços urbanos e moradias populares. Além disso, o profissional de Arquitetura tem um leque maior de atuação no mercado, que muitas vezes não se restringe somente à parte de construção, mas também de gestão (de projetos, obras diretas e empreendimentos) e design de interiores (há muitos arquitetos trabalhando com design, decoração e até mesmo em consultoria de interiores). Além disso, estão surgindo mais vagas específicas para arquitetos em concursos públicos, o que pode também ser uma outra opção de carreira.

    CONDIÇÕES ESPECIAIS

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à CAA (Central de Atendimento ao Acadêmico), conforme as datas divulgadas no Manual do Candidato adquirido no momento da inscrição no processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. 

    Vestibular Agendado: é um processo seletivo onde o candidato escolhe a melhor data, dentro daquelas estabelecidas pela instituição;
    Aproveitamento das Notas do ENEM: A Faculdade FINOM admitirá, também, resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério para ingresso na Instituição. Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição uma cópia do boletim de notas. 
    Transferência: a instituição aceita alunos regulares de outra instituição para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente é permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins (sujeito a avaliação curricular); 
    Portador de diploma: são aqueles candidatos que já são formados e já possuem um diploma superior. É feita uma seleção semelhante ao processo de transferência (citado no tópico anterior);
    ProUni: os candidatos devem fazer a prova do ENEM. Após esse processo, é feita a inscrição no ProUni – Programa Universidade para Todos. O candidato que escolher a FINOM, se aprovado na seleção do MEC, tem uma entrevista marcada com a instituição. 
    FIES: Podem se inscrever no processo seletivo do FIES, em data a ser definida em edital do MEC alunos que não tenham concluído curso superior e tenham participado do ENEM a partir da edição de 2010, com nota mínima de 450 pontos e nota na redação que não seja zero.   
    O NOVO FIES agora é dividido em 3 modalidade. 
    FIES 1: Exclusiva para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade o financiamento é feito pelo governo, os alunos não pagam juros sobre as parcelas, porém há um limite de 100 mil vagas.
    FIES 2: Exclusiva para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
    FIES 3: Semelhante à modalidade FIES 2, porém aberta às demais regiões do país. Nesse cenário, podem se inscrever para o FIES os estudantes que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
     

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à Secretaria Acadêmica, conforme instrução no Edital de cada processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. A não apresentação da documentação completa implicará em perda da vaga, a qual será oferecida ao candidato de classificação subseqüente. A matrícula somente será confirmada após o pagamento do valor integral da primeira parcela

    1. Uma foto 3x4
    2. Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia)
    3. Declaração original de Conclusão do Ensino Médio ( com data máxima de 30 dias)
    4. Certificado de Conclusão de Graduação – “Aluno Graduado” (Original e Cópia)
    5. RG (Original e Cópia)
    6. CPF (Original e Cópia)
    7. Título de eleitor e comprovante da última votação (Original e Cópia)
    8. Certificado de Reservista (Original e Cópia)
    9. Certidão de Nascimento ou casamento (Original e Cópia)
    10.Comprovante de Endereço atualizada (Original e Cópia)

    A cada semestre, o aluno deverá renovar sua matrícula por meio da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços.A renovação de matrícula deverá ser efetuada nas datas determinadas pela Secretaria, de acordo com o
    Calendário Acadêmico que será amplamente divulgado. O não cumprimento dos itens acima acarretará a perda do direito à vaga no semestre, bem como a perda do vínculo com a Faculdade.
     

    É o segmento de alunos matriculados num conjunto de disciplinas constantes de vários semestres do curso. São oriundos de situações diversas, tais como reprovação, transferência externa ou interna, aproveitamento de estudos e outras.
    Transferência Externa 
    A Faculdade FINOM aceitará transferência de alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior – IES para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins. 
    O candidato a Transferência Voluntária deverá apresentar na Secretaria da Instituição os seguintes documentos para fins de análise e emissão da declaração de vaga para IES de origem: 
    I.  Histórico escolar do curso de origem completo e atualizado, contendo graus ou conceitos, carga horária,     créditos obtidos, regime de aprovação, dados do concurso vestibular e decreto de reconhecimento do curso.
    II.  Conteúdos programáticos das disciplinas cursadas com aprovação, autenticadas pela instituição onde foram realizadas e legíveis.

    Vaga destinada a candidato portador de diploma de curso superior solicita vaga para outra graduação na instituição.
    •Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.

    Os portadores de diploma em licenciatura, independente da área de formação, podem cursar a Segunda Licenciatura  nos cursos de História e Geografia e Pedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva. Os interessados em fazer a Segunda graduação deverão submeter-se a processo seletivo específico para graduados. Nesse caso, a seleção será feita por meio de inscrição e apresentação de documentos.
    Os cursos terão a duração de apenas 18 (dezoito) meses, ou seja, 3 (três) semestres letivos, e serão ministrados na modalidade a distância, com encontros obrigatórios uma vez por mês, sempre no sábado.

    No ato da inscrição o candidato da segunda licenciatura deverá apresentar a seguinte  documentação:
    •    01 foto 3x4;
    •    Diploma da graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar da Graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia);
    •    RG (Original e Cópia);
    •    CPF (Original e Cópia);
    •    Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (Original e Cópia);
    •    Certificado de Reservista (Original e Cópia);
    •    Certidão de nascimento ou casamento (Original e Cópia);
    •    Comprovante de endereço atualizado (Original e Cópia); 

PROFESSOR TITULAÇÃO
Enoque Pereira da Silva Doutor
Érica Vendramini Silva (COORDENADORA DE CURSO) Mestre
Fernando Antunes Mestre
Giselda Shirley da Silva Mestre
Larissa Geórgia Bráulio Moura Mestre
Ledson Reis Branquinho Especialista
Maíra Borges Gräff Especialista
Maria do Socorro de Melo Martins Especialista
Patricia Domenici D'Arcádia Mestre
Paula Trajano Fonseca Álvares Especialista
Talita Machado Britto Especialista Mestranda
Wilker Lemes Especialista
SEMESTRE MATÉRIA HORA / AULA
Desenho e Outros Meios de Expressão 60
Estudo da Forma I 60
Geometria Aplicada à Arquitetura I 60
Introdução à Arquitetura e ao Urbanismo 75
Matemática Aplicada à Arquitetura 60
Português Instrumental 45
Subtotal 360
Ateliê e Maquetaria I 45
Desenho Arquitetônico 60
Estudo da Forma II 60
Geometria Aplicada à Arquitetura II 60
História e Teoria da Arte, da Arquitetura e da Cidade I 60
Métodos e Técnicas de Pesquisa 45
Projeto Arquitetônico I 45
Subtotal 375
Conforto Ambiental I 60
História e Teoria da Arte, da Arquitetura e da Cidade II 60
Informática Aplicada à Arquitetura I 60
Legislação Urbana e Ambiental 45
Materiais de Construção I 45
Projeto Arquitetônico II 60
Topografia Aplicada à Arquitetura 45
Subtotal 375
Conforto Ambiental II 60
História e Teoria da Arte, da Arquitetura e da Cidade III 60
Informática Aplicada à Arquitetura II 60
Introdução à Física do Ambiente Construído 60
Materiais de Construção II 60
Projeto Arquitetônico III 75
Subtotal 375
Conforto Ambiental III 60
Estudos Socioeconômicos e Ambientais I 60
História e Teoria da Arte, da Arquitetura e da Cidade IV 60
Projeto Arquitetônico IV 75
Resistência dos Materiais 60
Sistemas Estruturais I 60
Subtotal 375
Estudos Socioeconômicos e Ambientais II 60
Ética e Prática Profissional 45
História e Teoria da Arte, da Arquitetura e da Cidade V 60
Projeto Arquitetônico V 75
Sistemas Estruturais II 60
Tecnologia das Construções I 60
Subtotal 360
Optativa I 45
Projeto Arquitetônico VI 75
Projeto Urbano e Regional I 60
Psicologia do Espaço 30
Sistemas Estruturais III 60
Tecnologia das Construções II 60
Teoria e História do Urbanismo 45
Subtotal 375
Estágio Supervisionado I 60
História e Prática do Paisagismo 45
Instalações e Equipamentos Prediais I 60
Optativa II 45
Projeto Arquitetônico VII 75
Projeto Urbano e Regional II 60
Sistemas Estruturais IV 60
Trabalho Final de Graduação I 30
Subtotal 435
Estágio Supervisionado II 60
História e Teoria da Conservação e Restauro I 60
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania. 45
Instalações e Equipamentos Prediais II 60
Optativa III 45
Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I 75
Trabalho Final de Graduação II 90
Subtotal 435
10° Ateliê e Maquetaria II 45
10° Estágio Supervisionado III 60
10° Geoprocessamento Urbano 45
10° História e Teoria da Conservação e Restauro II 60
10° Planejamento e Gerenciamento de Obras 45
10° Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II 75
10° Trabalho Final de Graduação III 90
Subtotal 420
VALOR INTEGRAL 5% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70%
1.400,00 R$ 1.330,00 R$ 1.260,00 R$ 1.120,00 R$ 980,00 R$ 840,00 R$ 700,00 R$ 560,00 R$ 420,00
Portaria nº 278, de 19/12/2012, publicada no DOU 28/12/2012.

DOWNLOADS

Ingrid Gonçalves
Ed Wilson Verussa
Eliana Cruvinel
Júnia Quésia
Katyanne Brunna
Kelly Cristine
Laura Gabriela
LÍLIAN CRISTINA
Nathália Pires
Rafael Mendes
Tabita Silva
Luana Pereira
Magda Maria
Júnia Mota
Diuly Santana
VívianFátima

Érica Vendramini Silva Branquinho

Coordenador(a) de Arquitetura e Urbanismo
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e mestrado em Pós-graduação em Ambiente Construído pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Atualmente é professora contratada da Faculdade do Noroeste de Minas - curso de Engenharia Civil, Além de Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FACULDADE TECSOMA, onde também é professora. É Sócia-Diretora e responsável técnica da área de Arquitetura e Urbanismo da empresa- SUESA - Engenharia e Arquitetura Ltda. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, conforto ambiental e urbano, conforto acústico, térmico e luminoso, design urbano e arquitetura de interiores.
arquitetura@tecsoma.br
PORTARIA

Portaria nº 278, de 19/12/2012, publicada no DOU 28/12/2012.

N° DE VAGAS

100

PERÍODO

Noturno

NÍVEL

Bacharelado

INFRAESTRUTURA

A faculdade FINOM dispõe de uma moderna infraestrutura, contando com laboratórios de pesquisa, engenharias, fazenda escola, oferecendo qualidade e amplo espaço onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

LiveZilla Live Chat Software