Disable Preloader

Administração

Conheça o curso e inscreva-se gratuitamente

    O PROFISSIONAL

    O administrador de empresas planeja, organiza e controla o funcionamento de qualquer tipo de empresa pública ou privada, em seus diferentes departamentos, além de orientar e controlar as atividades da organização conforme os planos estabelecidos e a política adotada. Controla o uso da mão-de-obra, dos equipamentos, do material, dos serviços e dos capitais; faz avaliações e comparações das metas programadas e dos resultados atingidos; admite e seleciona o pessoal, cuida da política financeira e do controle da aplicação dos recursos, corrigindo distorções e replanejando os serviços. Atua em órgãos de planejamento, bancos, empresas agrícolas, de comunicação, de transporte, de exploração natural, de seguros, de contabilidade, de serviços em geral, indústrias, hospitais, instituições científicas, serviço público, instituições de assistência social, ensino, treinamento e pesquisa. É umas das profissões mais procuradas e com boa remuneração, com mercado de trabalho bem definido e em constante crescimento.

    SOBRE O CURSO

    Competências e Habilidades que serão desenvolvidas no decorrer do curso: I - reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão; II - desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais; III - refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; IV - desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais; V - ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; VI - desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável; VII - desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e VIII - desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

    MERCADO DE TRABALHO

    A Administração é uma ciência da área humana fundamentada em sistemas e processos que buscam o planejamento, organização, direção e controle das realizações, tanto na esfera pública quanto na privada. No Brasil, a profissão foi regulamentada por meio da Lei 4.769 de 1965 que criou, também, os Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs). Apesar da pouca idade, a Administração é uma ciência antiga. A primeira aparição de que se tem notícia data do ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução dos seus problemas práticos. Inventores da escrita cuneiforme, os sumérios faziam seus registros administrativos em placas de barro. Depois disso, a Administração não parou mais de crescer. Escolas de Administração foram sendo criadas para capacitar profissionais na área, já que durante a Revolução Industrial nasceu um novo modelo de gestão. Hoje, o Administrador é o profissional responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da empresa pública ou privada. A atuação do Administrador é bastante ampla, sendo necessário em todo tipo de empresas. Ele atua em diversas áreas como comercial, logística, financeira, compras, recursos humanos, marketing, entre outras.

    CONDIÇÕES ESPECIAIS

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à CAA (Central de Atendimento ao Acadêmico), conforme as datas divulgadas no Manual do Candidato adquirido no momento da inscrição no processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. A não ap

    Vestibular Agendado: é um processo seletivo onde o candidato escolhe a melhor data, dentro daquelas estabelecidas pela instituição;
    Aproveitamento das Notas do ENEM: A Faculdade FINOM admitirá, também, resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério para ingresso na Instituição. Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição uma cópia do boletim de notas. 
    Transferência: a instituição aceita alunos regulares de outra instituição para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente é permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins (sujeito a avaliação curricular); 
    Portador de diploma: são aqueles candidatos que já são formados e já possuem um diploma superior. É feita uma seleção semelhante ao processo de transferência (citado no tópico anterior);
    ProUni: os candidatos devem fazer a prova do ENEM. Após esse processo, é feita a inscrição no ProUni – Programa Universidade para Todos. O candidato que escolher a FINOM, se aprovado na seleção do MEC, tem uma entrevista marcada com a instituição. 
    FIES: Podem se inscrever no processo seletivo do FIES, em data a ser definida em edital do MEC alunos que não tenham concluído curso superior e tenham participado do ENEM a partir da edição de 2010, com nota mínima de 450 pontos e nota na redação que não seja zero.   
    O NOVO FIES agora é dividido em 3 modalidade. 
    FIES 1: Exclusiva para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade o financiamento é feito pelo governo, os alunos não pagam juros sobre as parcelas, porém há um limite de 100 mil vagas.
    FIES 2: Exclusiva para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
    FIES 3: Semelhante à modalidade FIES 2, porém aberta às demais regiões do país. Nesse cenário, podem se inscrever para o FIES os estudantes que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
     

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à Secretaria Acadêmica, conforme instrução no Edital de cada processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. A não apresentação da documentação completa implicará em perda da vaga, a qual será oferecida ao candidato de classificação subseqüente. A matrícula somente será confirmada após o pagamento do valor integral da primeira parcela

    1. Uma foto 3x4
    2. Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia)
    3. Declaração original de Conclusão do Ensino Médio ( com data máxima de 30 dias)
    4. Certificado de Conclusão de Graduação – “Aluno Graduado” (Original e Cópia)
    5. RG (Original e Cópia)
    6. CPF (Original e Cópia)
    7. Título de eleitor e comprovante da última votação (Original e Cópia)
    8. Certificado de Reservista (Original e Cópia)
    9. Certidão de Nascimento ou casamento (Original e Cópia)
    10.Comprovante de Endereço atualizada (Original e Cópia)

    A cada semestre, o aluno deverá renovar sua matrícula por meio da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços.A renovação de matrícula deverá ser efetuada nas datas determinadas pela Secretaria, de acordo com o
    Calendário Acadêmico que será amplamente divulgado. O não cumprimento dos itens acima acarretará a perda do direito à vaga no semestre, bem como a perda do vínculo com a Faculdade.
     

    É o segmento de alunos matriculados num conjunto de disciplinas constantes de vários semestres do curso. São oriundos de situações diversas, tais como reprovação, transferência externa ou interna, aproveitamento de estudos e outras.
    Transferência Externa 
    A Faculdade FINOM aceitará transferência de alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior – IES para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins. 
    O candidato a Transferência Voluntária deverá apresentar na Secretaria da Instituição os seguintes documentos para fins de análise e emissão da declaração de vaga para IES de origem: 
    I.  Histórico escolar do curso de origem completo e atualizado, contendo graus ou conceitos, carga horária,     créditos obtidos, regime de aprovação, dados do concurso vestibular e decreto de reconhecimento do curso.
    II.  Conteúdos programáticos das disciplinas cursadas com aprovação, autenticadas pela instituição onde foram realizadas e legíveis.

    Vaga destinada a candidato portador de diploma de curso superior solicita vaga para outra graduação na instituição.
    •Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.

    Os portadores de diploma em licenciatura, independente da área de formação, podem cursar a Segunda Licenciatura  nos cursos de História e Geografia e Pedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva. Os interessados em fazer a Segunda graduação deverão submeter-se a processo seletivo específico para graduados. Nesse caso, a seleção será feita por meio de inscrição e apresentação de documentos.
    Os cursos terão a duração de apenas 18 (dezoito) meses, ou seja, 3 (três) semestres letivos, e serão ministrados na modalidade a distância, com encontros obrigatórios uma vez por mês, sempre no sábado.

    No ato da inscrição o candidato da segunda licenciatura deverá apresentar a seguinte  documentação:
    •    01 foto 3x4;
    •    Diploma da graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar da Graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia);
    •    RG (Original e Cópia);
    •    CPF (Original e Cópia);
    •    Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (Original e Cópia);
    •    Certificado de Reservista (Original e Cópia);
    •    Certidão de nascimento ou casamento (Original e Cópia);
    •    Comprovante de endereço atualizado (Original e Cópia); 

PROFESSOR TITULAÇÃO
Fernando Antônio Antunes Mestre
Geraldo Benedito de Oliveira Especialista
Jesualdo Alves Avelar Mestre
José Flávio Dias Especialista
Maria Aparecida Pereira Oliveira Mestre
SEMESTRE MATÉRIA HORA / AULA
Antropologia Filosófica 45
Introdução à Informática 45
Matemática 60
Português Instrumental 60
Psicologia Aplicada 45
Sociologia Aplicada 45
Teoria Geral da Administração I 60
Subtotal 360
Ética Profissional 45
Inglês Instrumental 60
Matemática Financeira 75
Metodologia Científica 60
Teoria Econômica I 60
Teoria Geral da Administração II 60
Subtotal 360
Contabilidade Geral I 60
Direito Trabalhista e Previdenciário 60
Empreendedorismo 60
Estatística 60
Organização, Sistemas e Métodos 60
Teoria Econômica II 60
Subtotal 360
Administração de Recursos Humanos I 60
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais 60
Contabilidade Geral II 60
Direito Comercial 60
Economia Brasileira 60
Gestão de Custos 60
Subtotal 360
Administração da Produção 60
Administração de Recursos Humanos II 60
Administração Financeira e Orçamentária I 60
Administração Sistemas de Informação 60
Direito Tributário 60
Gestão de Agronegócios 60
Subtotal 360
Administração Financeira e Orçamentária II 60
Administração Mercadológica I 60
Gestão Ambiental 60
Gestão da Qualidade 60
Gestão de Tecnologias 60
Logística 60
Subtotal 360
Administração Mercadológica II 60
Comércio Exterior 60
Consultoria em Administração 60
Estágio Supervisionado I 135
Gestão de Marcas 60
Jogos Empresariais 60
Metodologia do Estágio Supervisionado I 60
OPTATIVA 45
Subtotal 540
Administração de Projetos Empresariais 60
Estágio Supervisionado II 165
Gestão Estratégica de Negócios 60
Metodologia do Estágio Supervisionado II 60
Negociação e Resolução de Conflitos 60
Subtotal 405
VALOR INTEGRAL 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70%
800,00 R$ 720,00 R$ 640,00 R$ 560,00 R$ 480,00 R$ 400,00 R$ 320,00 R$ 240,00
Portaria de Renovação de Reconhecimento nº. 410 de 30/08/2013, publicada no D.O.U de 02/09/2013.

Maria Aparecida Pereira Oliveira

Coordenador(a) de Administração
Mestra em Teologia: Educação Comunitária com Infância e Juventude pela UFRGS. Administradora e Pedagoga. Especialista em Docência do ensino superior e em MBA Executivo Empresarial em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento. Atua como professora Universitária desde 2006, nos cursos de Administração, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Letras e Licenciaturas. Professora de pós graduações em Pedagogia, Administração e enfermagem. Atualmente atua na direção de uma Escola de Educação Infantil. Trabalha como professora na Faculdade Tecsoma/Finom Paracatu MG. Coordena o Curso de Administração.
administracao@tecsoma.br
PORTARIA

Portaria de Renovação de Reconhecimento nº. 410 de 30/08/2013, publicada no D.O.U de 02/09/2013.

N° DE VAGAS

50

PERÍODO

Noturno

NÍVEL

Bacharelado

INFRAESTRUTURA

A faculdade FINOM dispõe de uma moderna infraestrutura, contando com laboratórios de pesquisa, engenharias, fazenda escola, oferecendo qualidade e amplo espaço onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

LiveZilla Live Chat Software